Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura de São Luís monta posto de vacinação em shopping nesta sexta (4) e sábado (5)

Equipes de vacinadores estarão no Shopping da Ilha das 15h às 19h, nos dois dias

Prefeitura de São Luís monta posto volante de vacinação em shopping nesta sexta (4) e sábado (5). (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), segue com as estratégias para aumentar a cobertura da campanha de vacinação contra a pólio e multivacinação de crianças e adultos na capital. Para isto montará, na sexta-feira (4) e sábado (5), posto volante no Shopping da Ilha (Maranhão Novo). Equipes de vacinadores estarão no local das 15h às 19h em ambos os dias.

Os postos de saúde da rede municipal também seguem abertos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com doses da pólio e relacionadas a outras doenças. Aos sábados, 17 unidades do Saúde na Hora, programa do Ministério da Saúde aplicado na capital pela Prefeitura também ofertam as doses das 8h ao meio-dia.

No posto volante montado no shopping este fim de semana, além de aplicação das doses contra a pólio, a população poderá encontrar doses contra o sarampo (tríplice viral) para adultos de 20 a 49 anos. Nestes locais, os pacientes adultos deverão estar com máscaras e receberão álcool em gel antes de receberem a vacina. Crianças deverão estar acompanhadas por pais ou responsáveis. Para aplicação das doses, algumas medidas serão tomadas, como a inclusão de marcações no solo para a separação dos pacientes e medição da temperatura corporal.

A campanha de vacinação contra a pólio, que começou no dia 5 de outubro deste ano, já foi levada ao shopping nos dias 27 e 28 do mês passado, quando o posto volante foi montado no São Luís Shopping. Na ocasião, foram imunizadas 243 pessoas. Desde a abertura do cronograma oficial, em São Luís, foram imunizadas 20.201 crianças contra a pólio, saldo que corresponde a 33,28% da cobertura.

Além da proteção contra a pólio, a pasta oferta nos postos de saúde fixos a aplicação de outros tipos de vacina, como BCG (que previne contra a tuberculose), pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite) e outras como HPV (papiloma vírus) e Meningo ACWY.

Carregando