Operação “Ágio Final” desarticula quadrilha que extorquia prefeito maranhense

Grupo criminoso exigia pagamento de parte dos recursos públicos federais destinados ao município.

Fonte: Com informações da PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 3, a OperaçãoÁgio Final”, com a finalidade de desarticular associação criminosa que praticava extorsão a um prefeito maranhense.

A investigação teve início a partir de denúncia apresentada pelo gestor municipal à Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA), informando diversas ameaças sofridas ao longo de 2020.

Em atuação conjunta com a Procuradoria da República, a Polícia Federal identificou um grupo criminoso que exigia pagamento de parte dos recursos públicos federais destinados ao município, sob o pretexto de ter influenciado na destinação das verbas. As extorsões eram realizadas de forma ostensiva, com episódios de invasão à residência do gestor e intermediação com terceiros, de modo a conferir maior pressão para o pagamento dos valores exigidos.

Em decorrência de representação apresentada pela Polícia Federal, o Juízo da 1ª Vara Federal Criminal expediu três Mandados de Prisão Preventiva e sete Mandados de Busca e Apreensão, além da autorização de afastamento do sigilo de dados telefônicos dos investigados.

As ordens judiciais em foram cumpridas nas cidades São Luís, São José do Ribamar, Itapecuru Mirim e Pindaré Mirim. caso confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de extorsão qualificada, estelionato majorado e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar até 18 anos de reclusão mais multa.

A Operação foi denominada “ÁGIO FINAL” em razão do valor exigido pela associação criminosa. A PF não informou, até o momento, de qual município é o gestor vítima da extorsão.

Fechar