Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Iniciada implantação do projeto paisagístico da Fonte do Bispo em São Luís

Em toda a área da Fonte do Bispo as equipes catalogaram centenas de árvores

Foto: Reprodução

Ao mesmo tempo em que ocorrem as obras de infraestrutura na Fonte do Bispo, em São Luís, como a construção dos quiosques, do terminal de transporte urbano e quadra poliesportiva, entre outros equipamentos que comporão o lugar, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), está iniciando a implantação do projeto paisagístico, com o plantio de cerca de 400 mudas, entre árvores e arbustos, além de gramado.

Em toda a área da Fonte do Bispo as equipes catalogaram centenas de árvores, das quais serão preservadas 202, pois houve a remoção de algumas unidades originais, realizada mediante laudo fitossanitário. Com o novo projeto paisagístico serão plantadas mais 223 novas unidades, resultando em um total de 425 plantas. Entre as espécies plantadas há variações de palmeiras (como babaçu e açaí), pata-de-vaca, pitomba, ipê do serrado, cajueiro, tamboril, mulungu, jenipapo e jucá.

O projeto paisagístico prevê o plantio de centenas de árvores e arbustos em todo o perímetro da Fonte do Bispo. No total, calcula-se uma área de 16 mil metros quadrados, um espaço que está sendo urbanizado com equipamentos de lazer, práticas esportivas, área de convivência, espaços para apresentações artísticas e recreação infantil, novos bancos, banheiros, lixeiras, piso tátil e outras adaptações para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. No espaço será instalada uma fonte luminosa.

Ainda em referência às áreas de convivência e lazer, nota-se que o piso já foi executado em quase toda a área central das praças e também as estruturas de bancos de concreto, rampas de skate e as pequenas arquibancadas na praça central. Está sendo executado, ainda, o piso de concreto na porção da praça ao longo da Avenida Vitorino Freire e também próximo ao terminal rodoviário. Os canteiros estão sendo finalizados com terra fertilizada, prontas para receberem grama e plantas ornamentais. No local, os novos postes de iluminação estão em fase de instalação.

A nova fonte luminosa está em fase de construção. As equipes da Prefeitura já concluíram as fundações de concreto e alvenaria de tijolos. Também já foram instalados os eletrodutos e as tubulações hidráulicas. As armações de aço para formar as peças de concreto já estão sendo instaladas.

Carregando