Ministério da Saúde prorroga 1.420 leitos de UTI em 17 estados, incluindo o Maranhão

O gestor local de saúde pode solicitar ao Ministério a prorrogação quantas vezes avaliar necessário.

Fonte: Com informações do Ministério da Saúde

Continuando o reforço ao combate ao Coronavírus, o Ministério da Saúde prorrogou, nessa segunda-feira (7), 1.420 leitos de UTI Adulto para atendimento exclusivo aos pacientes graves da Covid-19 em 17 estados brasileiros. São eles: Maranhão, São Paulo, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.

O investimento nas prorrogações é de R$ 68,1 milhões, para que estados e municípios façam o custeio dessas unidades pelos próximos 30 dias. As portarias que autorizam a prorrogação do custeio dos leitos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (7).

O Ministério da Saúde vem prorrogando os leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com a Covid-19 desde agosto deste ano.

O gestor local de saúde pode solicitar ao Ministério a prorrogação quantas vezes avaliar necessário, desde que atenda as orientações da pasta, como a taxa de ocupação superior a 50% dos leitos encontrados no plano de contingência. Já prorrogou 15.406 leitos de UTI solicitados por estados e municípios.

O valor investido pelo Governo Federal é de R$ 738 milhões, pago em parcela única.

Fechar