Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Praça das Mercês, em São Luís, recebe ações de paisagismo

Novo logradouro está recebendo plantas nativas como palmeiras de babaçu e carnaúba.

Prefeitura de São Luís realiza ações de paisagismo na Praça das Mercês (Foto: A. Baeta)

A Praça das Mercês está recebendo implantação do projeto de paisagismo. A obra está sendo construída por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Vale. O logradouro está localizado na Praia Grande, Centro Histórico, nas proximidades do Convento das Mercês. A praça, que ocupará uma área de 12 mil metros quadrados, terá espaço aberto para a realização de pequenos eventos e apresentações culturais.

O espaço contará ainda com área arborizada para lazer e descanso, canteiros ajardinados, bancos, equipamentos de ginástica para idosos e pessoas com deficiência, quadra poliesportiva, pista de skate, estacionamento de ônibus de turismo e de veículos, eixo de ligação entre o Centro e o estacionamento, mirante, posto policial, acessos de pedestres à praça, entre outros equipamentos.

De acordo com a Prefeitura de São Luís, a Praça das Mercês detém aspectos que prometem mudar a visão do Centro Histórico, proporcionando uma nova configuração de acesso à área. A praça está sendo construída em área nas proximidades do Convento das Mercês, em espaço que no inicio da fundação de São Luís foi usado para atracamento de navios negreiros.

Por causa desse aspecto histórico, o logradouro terá, entre seus elementos, um memorial alusivo à contribuição dos povos africanos para a cultura maranhense e brasileira. O local chegou a receber 400 mil escravos nesse período e dezenas de navios negreiros da África, entre 1693 e 1841. O espaço está inserido no conjunto tombado pelos governos estadual e federal.

Carregando