Três agências bancárias são fechadas no mesmo dia em São Luís por suspeita de contágio pela Covid-19

Segundo o Sindicato dos Bancários, o fechamento faz parte de um protocolo de segurança para enfrentamento ao novo coronavírus.

Fonte: Janaína Berredo

A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na noite de quinta-feira (10), sete pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em todo o estado, sendo uma em São Luís. As outras mortes foram registradas nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Buriti, Coroatá, Itapecuru-Mirim, Peritoró e Vargem Grande. Ainda segundo o boletim, o Maranhão possui 6067 casos suspeitos.

Como prova de que a pandemia ainda está ativa, na quinta-feira (10), três agências bancárias do Itaú, localizadas na capital maranhense, foram fechadas por suspeita de contaminação de funcionários pelo novo coranavírus.

Duas agências estão localizadas na Rua Grande e uma na Rua da Paz – no centro de São Luís. Duas delas amanheceram com um aviso na porta, informando o fechamento temporário para atendimento ao público. No texto, não foi esclarecido o motivo nem a data do retorno das atividades. Também não havia movimentação de funcionários nem clientes na porta.

A agência localizada no fim da Rua Grande, próximo à Avenida Magalhães de Almeida, estava fechada, mas havia funcionários dentro e do lado de fora, orientando os clientes a procurarem outras agências. Os caixas eletrônicos também estavam funcionando.

Com a suspeita de um caso, o atendimento foi suspenso ainda na quinta-feira (10), pela manhã, com clientes dentro da agência.

A equipe de reportagem do Jornal Pequeno conversou com o presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/ MA), Eloy Nascimento, quando foi informado que o fechamento das agências faz parte de um protocolo de medidas de segurança para enfrentamento à Covid-19.

“A partir do momento que há a suspeita de um bancário com Covid, a agência passa por uma limpeza com produtos especiais e fica fechada, enquanto aguardamos o resultado do teste. Além disso, os demais funcionários ficam em isolamento. Assim que o bancário apresenta os sintomas, é orientado a buscar o serviço médico presencial e até mesmo a telemedicina que os bancos fornecem”, explicou Eloy Nascimento.

60 AGÊNCIAS FECHADAS DESDE MARÇO

O presidente do SEEB/MA informou que, desde o início da pandemia, ainda no mês de março, foram registrados quase 60 casos de fechamentos de agências bancárias em todo o estado do Maranhão.

Eloy Nascimento destacou ainda que a agência do Itaú, localizada no início da Rua Grande, já tinha sido fechada outras vezes por suspeita de casos de Covid entre os funcionários. Nenhum caso de morte foi registrado entre bancários do Maranhão.

O presidente do SEEB/ MA informou que houve o registro de dois casos graves na categoria, em todo o estado, que precisou de tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo e intubação. Felizmente, conforme Eloy, os dois bancários sobreviveram, um pertencia ao grupo de risco e outro não.

O presidente do SEEB/MA destacou, ainda, que desde quando foi decretada a pandemia, os bancos e os sindicatos representativos dos bancários firmaram alguns protocolos de segurança nas agências. Para além das medidas preventivas de segurança, o que fazer quando algum bancário ou bancária apresentarem suspeita de Covid.

Ele frisou que há um processo de fiscalização permanente, além de um canal de diálogo com os bancários. O representante da categoria reforçou a orientação aos bancários sobre as medidas de segurança, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento. Aos clientes solicitou que os mesmos procurem as agências em casos urgentes e prioritários.

“Os bancos são locais que têm uma grande aglomeração de pessoas, um local fechado, sem ventilação, com ar condicionado. São locais de fácil propagação do vírus”, pontuou Eloy Nascimento.

Fechar