Senar treina técnicos para atender propriedades rurais dentro do programa Agronordeste

Foto: Raimundo Coelho abre treinamento aos técnicos no Senar O Senar acaba de treinar 28 técnicos de campo (agrônomo, veterinário, zootecnista, engenheiro agrícola, engenheiro de pesca e técnico agropecuário), para atuarem dentro do programa Agronordeste nas diversas regiões do Maranhão. A formação de novos técnicos acontece dentro da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) […]

Fonte: SENAR

Foto: Raimundo Coelho abre treinamento aos técnicos no Senar

O Senar acaba de treinar 28 técnicos de campo (agrônomo, veterinário, zootecnista, engenheiro agrícola, engenheiro de pesca e técnico agropecuário), para atuarem dentro do programa Agronordeste nas diversas regiões do Maranhão. A formação de novos técnicos acontece dentro da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

Uma das principais ações da entidade, hoje, é levar assistência técnica aos produtores rurais selecionados pelos programas de fomento a essa política agrícola de apoio à produção. O processo envolve desde o diagnóstico individualizado de cada propriedade, até a concretização das transformações tecnológicas programadas para serem implementadas.

Durante esses dois anos de atendimento, acompanha-se a evolução de cada uma delas, medindo-se o índice alcançado para cada indicador produtivo  e econômico. No final das cinco etapas da metodologia de ATeG, compara-se até onde  a propriedade evoluiu. Então, a meta alcançada, é o resultado do índice da mensuração do desenvolvimento da parte produtiva e econômica da propriedade atendida.

A assistência técnica e gerencial (ATeG) ao produtor rural  é uma iniciativa que vem acontecendo desde 2014, aqui no Maranhão. Atualmente, são quatro os programas que se encontram em desenvolvimento no Estado pelo SENAR. Um deles é o Agro Nordeste, implantado o ano passado pelo Ministério da Agricultura por meio da Anater, em parceria com o Senar e Embrapa.

O Agro Nordeste é um programa de ação elaborado pelo Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região Nordeste e do norte de Minas Gerais, dividido em 12 Territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.

Médio Mearim

“Iniciamos o programa com 206 propriedades rurais  e vamos aumentar agora, incorporando mais 998, compondo um total de 1.206 propriedades.

Fechar