Trazer vida e alegria a um espaço público por meio da arte urbana. Essa foi a missão aceita por cinco artistas maranhenses finalistas do Projeto Arte em Cores. Várias expressões artísticas como o graffiti, stencill e muralismo influenciaram a obra que revitalizou a praça da rodoviária, no município de Açailândia, A pintura coletiva representou a última etapa do Projeto que, por meses, incentivou, capacitou e premiou artistas de diversos municípios do Maranhão e do Pará.
Filha de Açailândia, a artista plástica Leane de Sousa da Silva, agradeceu a oportunidade de fazer parte do projeto.
“Eu nem imaginava chegar à final com tanta gente talentosa. Ser a única mulher na final e poder contribuir embelezando minha cidade, me deu ainda mais orgulho. Nos tornamos uma família desde o início e nos ajudamos mutuamente. O sentimento é de gratidão por todo conhecimento adquirido e pelas amizades que levarei para a vida”, disse
O resultado do trabalho no espaço público foi percebido e elogiado por moradores da região. “É impressionante o impacto visual para quem está de passagem. O que antes era apenas uma praça agora pode ser tornar um cartão de visitas da cidade. Deu alegria e orgulho ver algo tão bonito onde eu moro”, elogiou o motorista de aplicativo, Francisco das Chagas.
A gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, ressaltou a importância do investimento em arte e cultura e, principalmente, o incentivo aos artistas.
“O legado dessa obra entregue para toda a população de Açailândia é a coroação de um projeto que, mesmo com as dificuldades de realização por causa da pandemia, atingiu seu objetivo. Ganham os artistas que foram capacitados e agora podem dar visibilidade às suas obras e ganha a população com a beleza da arte urbana em sua cidade”, destacou.