Alunos do Senai de Caxias vencem concurso da Microsoft sobre Inteligência Artificial

A iniciativa visa a fomentar o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Fonte: Aquiles Emir / Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Caxias conquistou essa semana o desafio Microsoft, que, em parceria com o órgão e o Serviço Social da Indústria (Sesi), desafiou alunos a solucionarem problemas da indústria com o uso da Inteligência Artificial (IA).  A iniciativa visa a fomentar o desenvolvimento tecnológico brasileiro, em um projeto de colaboração mútua num desafio nacional para conhecer os melhores projetos com recursos de IA do Microsoft Azure que solucionem problemas do setor industrial.

A equipe maranhense campeã na categoria veteranos, para alunos de qualificação profissional e técnico de Ensino Médio foi formada pelos estudantes Lirana Lamara Barreto da Silva, Tiago Alves Pereira, Marco Vinícius Macedo Santana e Guilherme Melo Figueirêdo, que contaram com a orientação do instrutor responsável, Franco Rodrigues de Carvalho, todos do Centro de Educação Profissional e Tecnológico de Caxias.

Eles conquistaram o 1º lugar com à criação do Feynman, um dispositivo de segurança para intertravamento de máquinas industriais, ativada por comando de voz.

Trata-se de um freio de segurança para máquinas acionado por comando de voz. O desligamento é feito por meio de um sensor de voz conectado a um microcontrolador que juntamente com o comando elétrico da máquina desligará o motor e acionará o freio, minimizando a possibilidade e a gravidade de possíveis acidentes.

O funcionamento monitorado por uma interface integrada é capaz de identificar o setor em que houve o incidente, alertando a equipe médica de plantão o local exato e as condições em que se encontram o colaborador, além de espaço para que possa ser feito o registro da ocorrência.

Os alunos serão premiados com notebooks e vouchers para exames de certificação Microsoft, cujo valor normal de mercado é de 100 dólares americanos.

O anúncio da premiação foi feito por meio de uma live nas redes sociais do Departamento Nacional do Senai.

Reconhecimento – “Esse é um prêmio que exalta a nossa escola e nosso corpo pedagógico e de alunos e nos coloca no lugar que sempre achamos que devemos nos encontrar. É resultado de um trabalho instigante e que nos enche de orgulho. Nosso agradecimento a todos que nos ajudaram a conquistar esse projeto”, afirma o gerente do Senai Cept Caxias, Adilson Reis.

“Esse é o reconhecimento importante nesse ano tão adverso. Só reforça o trabalho sério e inovador do Senai, por meio dos instrutores e alunos que concretizaram o conhecimento nesse mecanismo essencial para o setor industrial”, destacou o diretor regional do órgão, Raimundo Arruda.

Fechar