Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Profissionais do sexo são beneficiadas com serviços de saúde da Carreta da Mulher

Em São Luís, foram notificados 111 novos casos de AIDS no ano de 2020.

Ação social levou atendimentos na área da saúde às profissionais do sexo que atuam na região conhecida como “Oscar Frota” (Foto: Gilson Ferreira)

O dia 1º de dezembro é conhecido mundialmente como o dia de combate à Aids. Durante todo o mês, são realizadas ações de prevenção e orientação à população. Em São Luís, foram notificados 111 novos casos no ano de 2020, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do governo federal. Desse total, 85 são homens e 26 mulheres.

Em alusão à data, o governo do Estado do Maranhão promoveu uma ação de saúde e assistência social, nessa quinta-feira (17), para homens e mulheres terem acesso a testes rápidos e exames ofertados pela Carreta da Mulher. Vários profissionais da saúde atenderam e conscientizaram sobre a importância da realização dos testes e da prevenção contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O público alvo da ação foram as profissionais do sexo. O evento contou com o apoio e participação da Associação de Mulheres Profissionais do Sexo (Aprosma), como explicou a diretora Administrativa da UPA Vinhais, Carol Hortegal.

“A nossa expectativa é que tenhamos 100 atendimentos voltados para o público feminino e masculino, porém pensamos nessa ação, principalmente, para as profissionais do sexo e seus companheiros. Ainda é um público pouco lembrado, esquecido, e que muitas vezes têm o receio de procurar o serviço de saúde”, mencionou Carol Hortegal.

A coordenadora do grupo “Por Elas Empoderadas”, Maria de Jesus, falou sobre a importância do cuidado com a saúde para as profissionais do sexo. “Nosso carro chefe é saúde. A gente entende que para ser profissional de qualquer área, é preciso estar com a saúde em dia. Principalmente, quando você trabalha com o corpo. Essa ação é muito importante, significa que há uma preocupação com a saúde das pessoas, independente de quem seja”, frisou.

O grupo nasceu na Aprosma e é direcionado para trabalhar com as profissionais do sexo e público alvo. Atualmente, a Associação é presidida por um colegiado, composto por 12 coordenadores de grupos, incluindo o “Por Elas Empoderadas”.

“Nosso grupo leva saúde para essas mulheres, acolhe, acompanha. Falamos muito em respeito e defendemos a tese de que lugar de mulher é onde ela quiser”, destacou Maria de Jesus.

Para a ex-profissional do sexo Francinilde Sousa, responsável pelo grupo Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Maranhão, essas ações são necessárias. “Atualmente, trabalho levando educação e saúde para as meninas que trabalham com prostituição. Ser profissional do sexo não é uma coisa fácil. Eu mesma tive dificuldade em aceitar esse trabalho. Não fiquei muito tempo. Eventos como esse são muito importantes para mostrar para elas que não estão esquecidas. É uma ação de reconhecimento e que elas não estão invisíveis. Nosso anseio é que todas sejam tratadas com dignidade pela sociedade. Elas têm muito valor e precisam de cuidados”, reforçou.

SERVIÇOS

Entre as 8 e 17h de ontem, foram oferecidos diversos serviços como: aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido para detecção da Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatite, consultas médicas com clínico geral e ginecologista, além de suporte psicológico. Também foi disponibilizado apoio social para atender as necessidades de continuidade em diversos tratamentos.

Foram realizados ainda exames laboratoriais e de imagem, assim como vacinação, distribuição de lanches, kits de higiene íntima e preservativos.

PARCERIA

A ação foi organizada pelos profissionais de saúde da UPA do Vinhais, em parceria com outras instituições, como o Hospital de Referência Presidente Vargas, Casa de Apoio colher, Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – Lira do Município de São Luís, Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e a Associação de Mulheres Profissionais do Sexo (Aprosma).

Carregando