Profissionais do sexo são beneficiadas com serviços de saúde da Carreta da Mulher

Em São Luís, foram notificados 111 novos casos de AIDS no ano de 2020.

Fonte: Janaína Berredo

O dia 1º de dezembro é conhecido mundialmente como o dia de combate à Aids. Durante todo o mês, são realizadas ações de prevenção e orientação à população. Em São Luís, foram notificados 111 novos casos no ano de 2020, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do governo federal. Desse total, 85 são homens e 26 mulheres.

Em alusão à data, o governo do Estado do Maranhão promoveu uma ação de saúde e assistência social, nessa quinta-feira (17), para homens e mulheres terem acesso a testes rápidos e exames ofertados pela Carreta da Mulher. Vários profissionais da saúde atenderam e conscientizaram sobre a importância da realização dos testes e da prevenção contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O público alvo da ação foram as profissionais do sexo. O evento contou com o apoio e participação da Associação de Mulheres Profissionais do Sexo (Aprosma), como explicou a diretora Administrativa da UPA Vinhais, Carol Hortegal.

“A nossa expectativa é que tenhamos 100 atendimentos voltados para o público feminino e masculino, porém pensamos nessa ação, principalmente, para as profissionais do sexo e seus companheiros. Ainda é um público pouco lembrado, esquecido, e que muitas vezes têm o receio de procurar o serviço de saúde”, mencionou Carol Hortegal.

A coordenadora do grupo “Por Elas Empoderadas”, Maria de Jesus, falou sobre a importância do cuidado com a saúde para as profissionais do sexo. “Nosso carro chefe é saúde. A gente entende que para ser profissional de qualquer área, é preciso estar com a saúde em dia. Principalmente, quando você trabalha com o corpo. Essa ação é muito importante, significa que há uma preocupação com a saúde das pessoas, independente de quem seja”, frisou.

O grupo nasceu na Aprosma e é direcionado para trabalhar com as profissionais do sexo e público alvo. Atualmente, a Associação é presidida por um colegiado, composto por 12 coordenadores de grupos, incluindo o “Por Elas Empoderadas”.

“Nosso grupo leva saúde para essas mulheres, acolhe, acompanha. Falamos muito em respeito e defendemos a tese de que lugar de mulher é onde ela quiser”, destacou Maria de Jesus.

Para a ex-profissional do sexo Francinilde Sousa, responsável pelo grupo Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Maranhão, essas ações são necessárias. “Atualmente, trabalho levando educação e saúde para as meninas que trabalham com prostituição. Ser profissional do sexo não é uma coisa fácil. Eu mesma tive dificuldade em aceitar esse trabalho. Não fiquei muito tempo. Eventos como esse são muito importantes para mostrar para elas que não estão esquecidas. É uma ação de reconhecimento e que elas não estão invisíveis. Nosso anseio é que todas sejam tratadas com dignidade pela sociedade. Elas têm muito valor e precisam de cuidados”, reforçou.

SERVIÇOS

Entre as 8 e 17h de ontem, foram oferecidos diversos serviços como: aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido para detecção da Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatite, consultas médicas com clínico geral e ginecologista, além de suporte psicológico. Também foi disponibilizado apoio social para atender as necessidades de continuidade em diversos tratamentos.

Foram realizados ainda exames laboratoriais e de imagem, assim como vacinação, distribuição de lanches, kits de higiene íntima e preservativos.

PARCERIA

A ação foi organizada pelos profissionais de saúde da UPA do Vinhais, em parceria com outras instituições, como o Hospital de Referência Presidente Vargas, Casa de Apoio colher, Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – Lira do Município de São Luís, Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e a Associação de Mulheres Profissionais do Sexo (Aprosma).

Fechar