Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Fonte de água interativa é uma das novidades da obra na Fonte do Bispo

Esta semana foi realizado o teste do equipamento que emite luz e água ao som de música criando um balé aquático.

Fonte de água interativa é uma das novidades da obra na Fonte do Bispo (Foto: Maurício Alexandre)

Uma das novidades da obra da Fonte do Bispo, em São Luís, que está sendo executada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, é uma “fonte músico-luminosa” que vai promover uma experiência interativa com os frequentadores do espaço. Toda a estrutura para o funcionamento da fonte já  está instalada e agora estão sendo feitos os testes hidráulicos e da iluminação artística.

A fonte é a primeira do tipo em São Luís e, de acordo com a Prefeitura de São Luís, será ainda mais bonita à noite com um espetáculo de luzes e cores.

No local, que promete ser o mais novo cartão-postal da cidade, há várias frentes de trabalho simultâneas, executando serviços de paisagismo, equipamentos das praças, terminal de transporte urbano e quiosques. A obra, que será entregue até o fim deste mês, promete mudar completamente a configuração urbana da área e será mais um ponto de encontro de moradores e turistas no Centro Histórico de São Luís.

A fonte conta com 49 jatos de água que serão sincronizados com o movimento das canções que tocarão no local, bem como as luzes em tonalidades vermelha, verde, azul, lilás e amarela. Duas caixas de som instaladas nas laterais garantirão a trilha sonora do espetáculo.

Para o funcionamento do equipamento foi construída uma cisterna exclusiva para o armazenamento da água que será utilizada no local. Quando ligada, a fonte jorrará 48 jatos d’água de cerca de 2 metros de altura e um jato central que pode chegar a 4 metros. A mesma água retorna à cisterna e passa por filtragem para que seja lançada limpa novamente, garantindo o funcionamento sustentável da fonte. Também foi instalada uma caixa de bombas específica para garantir o funcionamento dos sistemas hidráulico e elétrico do equipamento.

A Prefeitura informou que este tipo de fonte é muito comum nos principais parques urbanos de diversos países do mundo e de grandes cidades brasileiras. Agora a população de São Luís e os turistas que visitam a cidade passarão a contar com mais esta atração.

Carregando