Produtos da ceia de Natal estão até 40% mais caros

Bacalhau, azeite e vinho, que são produtos importados, cotados em dólar

Fonte: CNN

Alguns itens da ceia de Natal tiveram aumento nos preços em decorrência da alta do dólar e da inflação. Considerando todas as comidas e bebidas típicas da mesa no fim do ano, o aumento, na média, é de 20%, mas alguns ingredientes chegam a estar 40% mais caros. Consumidores estão buscando alternativas.

Bacalhau, azeite e vinho, que são produtos importados, cotados em dólar, subiram de preço. O lombo de porco está 42% mais caro. Picanha, peru, sorvete, pernil e queijo ralado tiveram aumento entre 20 e 30% na comparação com o ano passado.

O economista da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) Guilherme Moreira explica que há uma combinação de fatores que causam este impacto no reajuste. “A taxa de câmbio encareceu o produto aqui dentro e a China e os mercados externos também estão importando muito do Brasil”, diz.

A advogada Cristiane Linhares, entrevistada pela CNN, afirma que as tradições não poderão ser mantidas no ano atípico de 2020. “Eu acho que as tradições vão ter que ficar um pouco para trás. Vamos ter que renovar, mudar tudo aquilo que planejamos. Este ano o Natal vai ter que ser diferente”, afirma.

Fechar