Se você estiver prestes a trocar de carro ou se quiser comprar um carro novo, 0 km, com certeza já deve ter analisado que tipo de carro você precisa e quanto dinheiro disponível você tem para poder fazer esse investimento. Mas vale a pena lembrar que, independentemente disso tudo, hoje em dia poder ter a oportunidade de comprar um carro pequeno, é realmente um bom negocio.
Um dos tantos carros pequenos que existem no mercado pode ser o seu. Mais ainda se você precisa dele para ir para o trabalho ou para a faculdade, por exemplo. Dirigir no trânsito caótico da cidade e tentar encontrar uma vaga para estacionar sempre será mais fácil se você estiver dirigindo um carro pequeno.
É verdade que muitas pessoas amam andar pela cidade se mostrando dentro de um carrão que chama a atenção, um veículo grande, alto, potente, poderoso. Porém, é complicado circular pelas ruas e avenidas de uma cidade cheia de carros, mais ainda encontrar uma vaga para estacionar! Por esse motivo, encontrar algum dos diversos modelos de carros pequenos para poder facilitar a sua vida, será a sua melhor opção.
Então, se você quiser comprar um carro logo, vale lembrar a importância de analisar o custo – beneficio para que a negociação seja bem sucedida. É essencial lembrar que se trata de um bom dinheiro, um investimento importante. Portanto, todo cuidado é pouco; preste muita atenção!
O bom desse tipo de escolha é que os preços de carros pequenos são menores em relação aos valores de carros maiores. E também a manutenção, os impostos e até as revisões. São muitos aspectos a favor que vale a pena analisar com calma e minuciosamente.
Como escolher o seu carro ideal
Como já foi dito, há diversos aspectos para analisar antes de tomar qualquer decisão. Alguns desses aspectos são os seguintes:
- O dinheiro disponível para essa compra: quem não quer ter um carro grande, bem espaçoso, que possua a melhor tecnologia e um design moderno e elegante? Infelizmente comprar esse tipo de carro nem sempre é possível, porque requer muito dinheiro, é com certeza um grande investimento. Por isso, comece a sua procura tendo em conta a sua disponibilidade efetiva de dinheiro. Isso vai ajudar a encontrar mais facilmente o seu carro ideal.
- Fazer as contas relacionadas com os gastos que o carro trará. Você deve se perguntar –e fazer as contas!- sobre quanto custará manter o carro que gostaria de comprar. Há um gasto de combustível, um gasto do seguro obrigatório e do outro seguro, um gasto de manutenção lógica que todo carro requer. Quanto mais sofisticado o veículo for, maiores serão as suas despesas. E os impostos! Não deve se esquecer dos diversos impostos a pagar, para evitar dores de cabeça futuros.
- Não esquecer a importância de calcular quem viajará nesse carro! Um carro pequeno não será útil para uma família numerosa. Por exemplo, um casal com 3 filhos poderá, sim, viajar nesse carro, mas não será tão confortável para todos.
- Analisar a segurança que o carro a escolher oferece. Isso sim também é muito importante. É necessário pesquisar todos os equipamentos de cada modelo: quantidade de airbags que possui, tipos de freios, a estabilidade, o tipo de direção (hidráulica, elétrica, automática), como é a carroceria e que tipo de motor tem.
- Fazer o test – drive antes de fechar negocio! Isso sim que é fundamental. Jamais deixe de fazer esse teste para conhecer o carro, verificar que equipamentos e acessórios possui, como funciona cada um, como é sentar no banco do motorista e dirigir esse veículo, que visibilidade você tem, o quanto é confortável o banco, etc.
- Por último, mas tão importante quanto tudo o anterior, é definir o uso. É evidente que se o seu orçamento só permite um carro pequeno, analise o uso que vai dar a esse veículo para tentar escolher um modelo que seja o melhor justamente para esse uso, porque dentro do segmento de carros pequenos, existem muitos modelos e versões com diversos acessórios que podem fazer a diferença para a sua escolha final.