A queima de fogos que será feita em diversos pontos da Ilha de São Luís na virada do ano terá o som abafado e reduzido. Além disso, a distribuição dos pontos foi pensada para que as pessoas vejam o espetáculo sem sair de casa.
“Será uma queima de fogos mais reduzida, de um minuto e meio no máximo. Será descentralizada, em alguns pontos da Ilha”, diz o secretário de Cultura do Maranhão, Anderson Lindoso.
“Também faremos uma queima de fogos com estampido reduzido. Serão fogos com sons abafados, bem reduzidos, para não levar transtornos às pessoas e aos animais”, acrescenta.
Em casa
Como não haverá festas públicas, por causa da pandemia, a distribuição dos pontos pela Ilha é uma maneira de comemorar o ano novo com mais segurança, em casa e com os familiares.
De acordo com Lindoso, “não há necessidade de sair de casa e se aglomerar em praças e ruas. As pessoas vão olhar pela janela ou sacada”.
Por isso, são diversos pontos, para que não haja concentração e para que o maior número de pessoas possa acompanhar o espetáculo. Todos os pontos foram aprovados pelo Corpo de Bombeiros para garantir mais segurança.
Em Imperatriz, também haverá queima de fogos, igualmente com som reduzido.