Como Recuperar os Arquivos Apagados do cartão SD corrompido

É sempre bom ter um plano B e não se arriscar a perder informações e arquivos importantes.

Fonte: Publipost

Perder dados digitais hoje em dia pode ser mais do que um pesadelo pessoal, mas também trazer danos profissionais ou civis. Hoje a perda de um celular não nos obriga apenas a recuperar fotos do cartão de memória: juntaram-se a elas os documentos pessoais, contratos e muito mais da vida pessoal que possa ser digitalizado.

Muitos usuários de Mac passam por essa situação ao encontrarem-se de repente com um cartão SD corrompido em mãos. Diante da incapacidade de copiar, salvar ou excluir dados, ou mesmo de acessá-los ou visualizá-los, terão que tomar uma resolução.

Enquanto alguns optam por comprar um novo cartão, outros recorrem a métodos de reparo. Esses métodos muitas vezes corrigem o problema, com o efeito colateral de apagar os arquivos contidos no cartão, integralmente ou não.

Felizmente, é necessário recorrer a um bom programa para recuperar cartão SD. O software Recoverit, desenvolvido pela Wondershare, é um remédio bastante eficaz para essas situações.

Testamos a eficácia dele entre as diversas disponíveis para recuperar cartão de memória – e o resultado você confere a seguir.

Quais são as funções de Recoverit?

Recoverit é um programa da desenvolvedora chinesa Wondershare, que também é responsável por programas tão diversos como UniConverter, Filmora, Dr. Fone, entre outros.

Embora o programa exista desde 2003, o software manteve-se atualizado tanto do ponto de vista técnico quanto no funcional e estético. Os menus são simplificados ao máximo para a navegação. Menus limpos e navegação por ícones são os bons “cartões de entrada” do programa ao usuário.

Do ponto de vista da capacidade técnica, é difícil competir com Recoverit. Suas principais funções são:

  • Recuperar arquivos perdidos, excluídos, formatados e arquivos apagados do cartão SD corrompido
  • Escanear e visualizar arquivos gratuitamente antes de recuperá-los
  • Criar uma mídia para inicializar um computador com falhas, e acessar arquivos
  • Restauração de dados para PCs, Macs, discos rígidos, mecanismos USB, entre outros suportes – isso inclui recuperar fotos cartão SD

Além de recuperar fotos do cartão SD, Recoverit também mantém intactos cerca de 95% dos vídeos recuperados. Esse é um atributo de destaque porque arquivos de vídeo podem se fragmentar e perder “peças” quando o disco em que estão armazenados é recuperado. Nem sempre os fragmentos se reúnem novamente, deixando um vácuo nas memórias pessoais.

A variedade de arquivos que Recoverit é capaz de recuperar se destaca como outro de seus principais diferenciais. Essa característica contribui para que o programa venha ganhando reconhecimento nos últimos tempos, num mercado tão amplo, como uma ferramenta útil para recuperar cartão memória corrompido.

Guia passo a passo

Talvez você se pergunte: “estou com um cartão SD danificado como resolver no celular?” Retire o cartão do aparelho, deixe-o de lado e pegue seu computador. Então, poderá recuperar os arquivos com os passos a seguir:

  1. Instale a versão do Recoverit adequada ao seu sistema operacional (Windows ou Mac)
  2. Selecione um lugar para recuperar os arquivos dentre os discos ou dispositivos disponíveis – no caso, o cartão de memória corrompido
  3. O Recoverit precisará verificar seu cartão SD, o que demora um tempinho. Aproveite para ir beber um copo d’água
  4. Com os arquivos identificados, você poderá visualizar e recuperar alguns de seus arquivos. Selecione o que deseja restaurar e clique em “Recuperar”
  5. Salve os arquivos recuperados no disco rígido de seu computador, e não novamente no cartão corrompido

Um cartão corrompido nem sempre é reconhecido facilmente como tal. Antes de tomar a decisão de formatá-lo ou tomar outra atitude, há alguns “sintomas” que podem ser observados para ter certeza de que o procedimento é necessário.

Conclusão

Com poucos passos para executar o processo de recuperação de arquivos de um cartão de memória, o Recoverit se mostrou uma boa opção para esta tarefa tão importante. O programa é de uso intuitivo e bastante funcional.

Os diferenciais de restauração de vídeo e a versatilidade de recuperação de tipos de arquivos em diversos tipos de volumes para armazenar dados também são interessantes.

Em suma, o programa cumpre o que se propõe a fazer, e por um preço razoável. Os valores de cada tipo de assinatura podem ser consultados na página do produto, no site da Wondershare.

Fechar