Prefeitura de São Luís implanta ciclofaixas em bairros da capital

Outros espaços destinados ao uso de ciclista na vias de São Luís são as ciclovias

Fonte: Da redação com Prefeitura

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está implantando ciclofaixas em alguns pontos da capital. Recentemente, o órgão contemplou com a iniciativa bairros como Cohab e Ponta d’Areia.

As ciclofaixas geralmente são situadas em vias arteriais e coletoras, normalmente localizando-se nas bordas da pista por onde passam os veículos automotores. Além da delimitação da pista, também está sendo feita toda sinalização vertical e horizontal (placas e pinturas no solo).

Na Cohab, as ciclofaixas estão no trecho que corresponde à extensão da Avenida Treze, entre as avenidas 4 e Joaquim Mochel. Ao todo, são 1.500 metros de um espaço de circulação exclusiva para bicicletas. Os serviços também estão sendo executados em 2.400 metros da Avenida Dr. Jackson Kepler Lago, Ponta d’Areia.

As ciclofaixas da Cohab e Ponta d’Areia, que serão de uso permanente, consistem em faixas vermelhas com bordas brancas, sinalização vertical indicativa e tachões a cada dois metros com a finalidade de proporcionar maior segurança aos ciclistas que circulam na área.

Outros espaços destinados ao uso de ciclista na vias de São Luís são as ciclovias, vias caracterizadas por demarcação física como meio-fio, mureta, grade e bloco de concreto.

Na capital, esses espaços estão implantados nas avenidas São Luís Rei de França e Litorânea, numa extensão de 6km quilômetros em cada uma; no entorno da Lagoa da Jansen a extensão da ciclovia é de 4km e na avenida principal do bairro São Raimundo, existe uma extensão de 1,5km de via destinada a ciclistas. Recentemente foi inaugurada outra ciclovia na Cidade Operária, com 1km de extensão.

Fechar