Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

217 prefeitos tomam posse nesta sexta com mudanças no mapa político do Maranhão

Eleitos em São Luís serão empossados na Assembleia Legislativa.

Braide e Esmênia Miranda tomam posse como prefeito e vice-prefeita de São Luís (Foto: Divulgação)

Os 217 prefeitos eleitos nas urnas de novembro de 2020 tomarão posse nesta sexta-feira (1º). Vale lembrar que os novos prefeitos de 216 municípios foram eleitos no pleito de 15 de novembro. Em São Luís, Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos) disputaram o segundo turno no dia 29 de novembro. O resultado global mudou a correlação de forças e o mapa político do Maranhão.

Cabe destacar, também, que as eleições 2020 foram muito diferentes para candidatos e eleitores por causa da pandemia de Covid-19. Desde o início das reuniões e convenções isto ficou claro e foi ficando ainda mais notório ao longo da campanha. O meio virtual foi basicamente a alternativa mais viável para o contato com o eleitor, tendo em vista que reuniões e comícios nos bairros não eram permitidos.

Além disso, o tempo de campanha foi muito curto. Somente a partir do dia 27 de setembro os candidatos foram autorizados a realizar campanha, 50 dias antes das eleições, que foram realizadas em 15 de novembro.

Neste contexto, o espaço para novos candidatos se elegerem ficou bastante reduzido. Estas eleições foram marcadas pela pandemia, incidindo na aprovação dos governos de muitos prefeitos, e pelas mudanças de regras, principalmente, a proibição de coligações para eleições proporcionais.

Acabou acontecendo que as excepcionalidades desta eleição mais reforçaram velhas estruturas do que possibilitaram o crescimento de novas lideranças.

Posse dos eleitos em São Luís será realizada na Assembleia Legislativa

Os 31 vereadores e vereadoras eleitos no pleito de novembro em São Luís, assim como o prefeito eleito Eduardo Braide e a viceprefeita eleita Esmênia Miranda, tomarão posse, nesta sexta-feira, dia 01 de janeiro, em cerimônia que será realizada no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A solenidade terá restrição de público devido a pandemia do Novo Coronavírus e seguirá todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades de saúde. Além disso, será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (9.2 no canal aberto e 17 na TVN) e redes sociais (youtube.com/ camaraslz; www.camara.slz. br; youtube/TV Assembleia Maranhão; @assembleialegma; e assembleialegislativama no facebook) objetivando oferecer ao cidadão a oportunidade de acompanhar todos os detalhes desta importante festa da democracia.

A posse dos vereadores e vereadoras ocorrerá às 14h, de acordo com edital de convocação já divulgado. Esta sessão preparatória será presidida pelo parlamentar mais idoso. Em seguida, às 15h, durante sessão solene, será realizada a eleição para Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, biênio 2021/22. Os membros eleitos serão empossados imediatamente.

Às 16h, conforme cronograma estabelecido no edital, prefeito e vice-prefeita eleitos serão empossados durante sessão especial. Participantes do evento, autoridades, servidores das Casas Legislativas que estarão trabalhando e profissionais de veículos de comunicação só terão acesso ao auditório com credenciamento.

O ambiente do auditório receberá sinalização visando respeitar o distanciamento. O uso de máscara será obrigatório e a temperatura do credenciado será medida. Recipientes com álcool em gel estarão disponíveis em pontos diversos.

Carregando