FMF divulga tabela do Campeonato Maranhense 2021

Na 1ª fase, os times farão duelo em confrontos somente de ida por sete rodadas.

Fonte: França Melo

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) já divulgou a tabela básica do Campeonato Maranhense 2021, que começa no dia 14 de fevereiro. O Estadual será disputado no mesmo formato do ano passado, já que o regulamento da competição exige no mínimo dois anos.

Na 1ª fase, os times farão duelo em confrontos somente de ida por sete rodadas. Os dois primeiros colocados avançam direto para fase semifinal, enquanto aguardam a definição das outras duas vagas, que sairá do quadrangular final disputado entre times da terceira à sexta colocação. Os dois últimos colocados da 1ª fase serão rebaixados.

As semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta, sem critérios de gols fora. Além de Sampaio Corrêa, Moto Club, Imperatriz, Juventude, Pinheiro e São José, a edição conta com os recém-chegados Timon e Iape, campeão e vice-campeão do Maranhense Série B, respectivamente. Rebaixado em 2020, o MAC disputará a segunda divisão estadual.

Vale lembrar que o Timon foi denunciado o TJD-MA, pelo Bacabal, por conta de uma suposta escalação irregular de um jogador no Maranhense da Série B. O resultado da final não foi homologado pela FMF, a pedido do TJD-MA, até o veredito da análise.

Com a volta da Copa FMF, a distribuição de vagas em relação a temporada 2020 terá alteração. A Copa FMF dará ao campeão a vaga na Copa do Brasil e Série D 2022 e o Campeonato Maranhense dará ao campeão vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 2022, na Copa do Brasil e Série D do mesmo ano. O vice do Estadual garante vaga na Copa do Brasil 2022.

A primeira rodada já terá um clássico: Moto Club e Imperatriz duelarão em São Luís, no dia 14 de fevereiro. Atual campeão, o Sampaio estreará fora de casa contra um dos representantes da Série B.

Na quarta rodada, o destaque ficará por conta do clássico entre Sampaio e Imperatriz, que será realizado na capital. Principal duelo do futebol maranhense, o “Superclássico” entre tricolores e rubro-negros será disputado no dia três de março.

Este ano, não contará com nenhum time maranhense na Série C do Brasileiro, uma vez que o Imperatriz foi rebaixado para à Serie D. No ano passado, exceto a Série A, o Maranhão contava representantes nas Séries B, C e D.

Fechar