Parceria com a Vale garante laboratórios da Base Técnica em unidades do Iema

Ao todo, serão beneficiados 1.800 alunos do Ensino Médio em 15 cursos técnicos com 12 espaços laboratoriais.

Fonte: Redação/Assessoria

Reunindo investimentos de mais de R$ 5 milhões para garantir inovação e tecnologia aos estudantes, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a empresa Vale está implantando laboratórios didáticos profissionalizantes da Base Técnica em unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Ao todo, serão beneficiados 1.800 alunos do Ensino Médio em 15 cursos técnicos com 12 espaços de laboratórios. A parceria garante a oferta de vagas em cursos de formação profissional em diversos níveis de ensino e especializações, oferecendo oportunidades de participação ativa de jovens e adultos maranhenses no desenvolvimento econômico sustentável local.

Entre as aquisições estão laboratórios das Áreas Elétrica e Mecânica, Eletroeletrônica e Instalações Elétricas, Laboratórios de Automação, Ensaios Mecânicos e Materiais, Laboratório de Soldagem, na unidade plena Itaqui-Bacanga. Laboratórios das Áreas Agrícolas, de Solos e Topografia na unidade plena de Santa Inês. Laboratórios de Informática nas unidades plenas Itaqui-Bacanga, Santa Inês e São Luís. Além de Laboratórios Temáticos, Segurança do Trabalho, Eventos e Áudio e Vídeo.

Na primeira fase de implantação foram entregues: o FabLab da unidade plena Itaqui-Bacanga e a sala maker da unidade São Luís/Centro. Em breve serão entregues os espaços de inovação das unidades plenas de Pindaré-Mirim e Bacabeira. O FabLab do Itaqui-Bacanga funciona em rede com os laboratórios de Bacabeira, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Luís/Centro.

De acordo com o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, a meta é fazer a aquisição de laboratórios para todos os cursos técnicos em todas as unidades. “Os laboratórios possibilitam que os alunos aprendam na prática os conteúdos ministrados em sala de aula. A parceria com a vale é de grande importância, pois nos dá condições para alcançar as metas, mesmo em momento de crise econômica. Essa medida vai beneficiar professores e alunos, aumentando, assim, a qualidade de ensino”, informou.

Segundo o coordenador de Laboratórios Base Técnica, Adryand Coelho, a parceria público-privada garantirá ao Iema profissionais capacitados e habilitados para as diversas demandas do mercado de trabalho local. “A adesão de laboratórios de alto nível em parceria, é fundamental. A aquisição de novos sistemas, kits e equipamentos de ponta garantirá recursos pedagógicos mais atualizados fornecendo ao aluno interdisciplinaridade de conteúdos e preparo para resoluções de problemas, necessidade constante das empresas, formando profissionais técnicos preparados para o mundo do trabalho”, explicou.

Fechar