Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Parceria com a Vale garante laboratórios da Base Técnica em unidades do Iema

Ao todo, serão beneficiados 1.800 alunos do Ensino Médio em 15 cursos técnicos com 12 espaços laboratoriais.

Ao todo, serão beneficiados 1.800 alunos do Ensino Médio em 15 cursos técnicos com 12 espaços laboratoriais (Foto: Divulgação)

Reunindo investimentos de mais de R$ 5 milhões para garantir inovação e tecnologia aos estudantes, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a empresa Vale está implantando laboratórios didáticos profissionalizantes da Base Técnica em unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Ao todo, serão beneficiados 1.800 alunos do Ensino Médio em 15 cursos técnicos com 12 espaços de laboratórios. A parceria garante a oferta de vagas em cursos de formação profissional em diversos níveis de ensino e especializações, oferecendo oportunidades de participação ativa de jovens e adultos maranhenses no desenvolvimento econômico sustentável local.

Entre as aquisições estão laboratórios das Áreas Elétrica e Mecânica, Eletroeletrônica e Instalações Elétricas, Laboratórios de Automação, Ensaios Mecânicos e Materiais, Laboratório de Soldagem, na unidade plena Itaqui-Bacanga. Laboratórios das Áreas Agrícolas, de Solos e Topografia na unidade plena de Santa Inês. Laboratórios de Informática nas unidades plenas Itaqui-Bacanga, Santa Inês e São Luís. Além de Laboratórios Temáticos, Segurança do Trabalho, Eventos e Áudio e Vídeo.

Na primeira fase de implantação foram entregues: o FabLab da unidade plena Itaqui-Bacanga e a sala maker da unidade São Luís/Centro. Em breve serão entregues os espaços de inovação das unidades plenas de Pindaré-Mirim e Bacabeira. O FabLab do Itaqui-Bacanga funciona em rede com os laboratórios de Bacabeira, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Luís/Centro.

De acordo com o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, a meta é fazer a aquisição de laboratórios para todos os cursos técnicos em todas as unidades. “Os laboratórios possibilitam que os alunos aprendam na prática os conteúdos ministrados em sala de aula. A parceria com a vale é de grande importância, pois nos dá condições para alcançar as metas, mesmo em momento de crise econômica. Essa medida vai beneficiar professores e alunos, aumentando, assim, a qualidade de ensino”, informou.

Segundo o coordenador de Laboratórios Base Técnica, Adryand Coelho, a parceria público-privada garantirá ao Iema profissionais capacitados e habilitados para as diversas demandas do mercado de trabalho local. “A adesão de laboratórios de alto nível em parceria, é fundamental. A aquisição de novos sistemas, kits e equipamentos de ponta garantirá recursos pedagógicos mais atualizados fornecendo ao aluno interdisciplinaridade de conteúdos e preparo para resoluções de problemas, necessidade constante das empresas, formando profissionais técnicos preparados para o mundo do trabalho”, explicou.

Carregando