Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Casamentos em 2021: é hora de planejar!

A atenção deve ser redobrada na hora de assinar termos, sendo indicado que os noivos se atentem a todas as entrelinhas do contrato

Foto: Reprodução

Não há dúvidas de que a pandemia do novo coronavírus atrapalhou os planos de muitos noivos pelo mundo que, a fim de evitar aglomerações, optaram por adiar ou cancelar sua cerimônia de união. Só no Brasil, por exemplo, o ano de 2020 não chegou nem a 65% do número de casamentos registrados em 2019, de acordo com Registro Civil.

Mas o futuro parece ser promissor para os vários casais que ainda desejam realizar suas festas. Com o início de processos de vacinação em diversas nações, o Brasil pode estar próximo da imunização, permitindo que eventos voltem a ser seguros.

Engana-se quem pensa que os casamentos previstos para 2021 estão distantes e há bastante tempo para se organizar. Quanto mais cedo o casal começar a planejar a festa, solicitando orçamentos, buscando o  melhor site de casamento para hospedar seu evento e definindo um rascunho da lista de convidados, mais fácil será o processo, evitando dores de cabeça e estresse no futuro.

Contar com a antecedência é uma das formas mais seguras de garantir os melhores preços. Portanto, com a chegada do próximo ano também deve se aproximar o início de todo o planejamento.

Importância do site de casamento

Um dos passos no planejamento do casamento que deve ser visto com maior antecedência é a escolha do site para organizar o evento. É possível que alguns noivos achem que esse é um detalhe, que pode ser visto nos últimos minutos do segundo tempo. Porém, cada vez mais, especialistas aconselham que essa seja uma das primeiras questões a serem resolvidas. Portanto, é ideal que o casal comece a procura faltando cerca de um ano para a festa.

“São mais de 150 recursos que a plataforma dispõe para auxiliar os noivos na jornada até o altar. No site, é possível incluir todas as informações sobre o casamento – mapa de chegada, dicas de trajes, local, horário – dicas de hotéis para quem chegar de outra cidade ou para os noivos que optarem por um destination wedding, por exemplo. Com antecedência, é possível aproveitar melhor todos os recursos que o site oferece”, explica o CEO do  iCasei Luis Machado.

Além disso, existem alguns recursos que demandam ainda mais prioridade. É preciso, por exemplo, que os noivos saibam o mais rápido possível quais convidados estão com a presença confirmada, a fim de entender o tamanho da festa e os prováveis custos.
Também, o casal pode optar por usar a lista de presentes de casamento em formato de dinheiro, o que é um grande adianto em tempos digitais. É possível utilizar o montante antes da realização da festa, seja para montar a casa ou, ainda, para planejar a lua de mel.

Atenção aos contratos de fornecedores

Na hora de planejar um casamento em tempos de pandemia, é preciso trabalhar com segurança. Com quanto mais antecedência os noivos contarem, mais fácil e barato será todo o processo. Entretanto, é aconselhado se munir de proteção na hora de firmar contratos com empresas e fornecedores, principalmente levando em conta que, por algum tempo, não será possível determinar a data da cerimônia com precisão.

A atenção deve ser redobrada na hora de assinar termos, sendo indicado que os noivos se atentem a todas as entrelinhas do contrato. É preciso determinar exatamente o que será feito, caso o casal precise remarcar a celebração, além de estabelecer se haverá pagamento de multa e a quantidade a ser devolvida no cenário em que o próprio fornecedor ou empresa não cumpra com sua função.

Em meses de pandemia, diversas instituições adaptaram sua realidade, inclusive no que se refere aos contratos. De toda forma, alguns detalhes não podem escapar da vista dos contratantes. Deve-se alinhar formalmente com a companhia qual será o serviço realizado, o prazo para finalização e estabelecer que os noivos têm direito de adiar a festa, caso o contexto de pandemia apresente pioras.

Portanto, é aconselhado que o casal faça uma avaliação, a fim de determinar se todos os fornecedores preenchem esses requisitos, para evitar problemas no futuro.

Carregando