Ao contrário do que é amplamente difundido, a laranja não é a fruta rainha quando o assunto é vitamina C. Na verdade, a goiaba apresenta concentração quase seis vezes maior da mesma substância.
Enquanto 50mg de ácido ascórbico (o nome científico da vitamina C) são encontrados em 100g de laranja, há aproximadamente 273mg da vitamina na mesma quantidade de goiabas.
Apesar da pouca fama, a goiaba impressiona pela quantidade de vitamina C.
Segundo informações do site “Nation“, em terceiro lugar no pódio das frutas ricas em ácido ascórbico, encontra-se a groselha preta com 160mg da substância a cada 100g.
Outros vegetais com boas quantidades da vitamina são: pimentão vermelho (225mg), salsa (190mg), pimentão (152mg), brócolis (110mg) e couve (110mg). Todos eles, inclusive, contêm o dobro ou o triplo de vitamina C quando comparados a frutas cítricas como laranjas, tangerinas e limões.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário ideal de ácido ascórbico é de 75mg/dia para mulheres e 90mg/dia para homens.
Entre os benefícios principais da vitamina C estão o auxílio no aumento da imunidade, na proteção do organismo contra gripes e resfriados e na absorção de ferro pelas células.
O segredo para o consumo adequado de vitamina C é uma alimentação diversificada e balanceada