Direção Regional de Perícia Oficial da Região Tocantina realiza balanço das ações em 2020

Somente em 2020, o órgão atendeu a 7.383 ocorrências, sendo elaborados 7.058 laudos.

Fonte: Da Assessoria

O Perito Geral da Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão, Dr. Miguel Alves e o Diretor da Regional de Perícia da Região Tocantina, Dr. Francisco Cristiano Viana Garcia, realizaram uma vistoria às obras de construção da nova sede da Regional de Perícia na região, que está em pleno andamento com previsão de entrega para este ano.

O investimento faz parte de uma série de ações implementadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para fortalecer o trabalho realizado pela Perícia Oficial de Natureza Criminal no estado.

Entre outras ações já realizadas pelo Governo do Maranhão está a edição da Medida Provisória nº 303/2019 , e convertida na Lei 11.236/2020 pela Assembleia Legislativa, que estabeleceu a autonomia técnica, orçamentária e financeira da Perícia Oficial de Natureza Criminal do Estado.

A Direção Regional de Perícia da Região Tocantina atende a aproximadamente 50 municípios, proporcionando a realização de diversos exames médicos legais à região de Açailândia, como a realização de exames em pessoas vivas, possibilitando agilidade e tornando mais eficiente os trabalhos realizados pelos peritos.

Somente em 2020, o órgão atendeu a 7.383 ocorrências, na Região Tocantina, sendo elaborados 7.058 laudos. Esses números correspondem a demanda e produção do Instituto de Criminalística de Imperatriz (composto pelo Serviço de Perícias Internas, Serviço de Perícias Externas e Laboratório de Análise Forense), pelo Instituto Médico Legal de Imperatriz e Polo Médico Legal de Açailândia.

No que tange à expansão e descentralização dos serviços, ainda no ano passado, a direção inaugurou os polos de Medicina Legal nos municípios de Açailândia e Balsas, frutos de parcerias públicas entre Estado, Municípios e Promotorias de Justiça (Ministério Público do Estado do Maranhão).

Considerando a necessidade de combate ao crime, a Direção Regional de Perícia da Região Tocantina atuou ativamente, em 2020, no combate à criminalidade por meio de análises periciais diversas. Dentre as atividades desenvolvidas, ressaltasse as operações de combate ao furto de energia elétrica, realizados de forma conjunta com a Polícia Civil e a empresa EQUATORIAL ENERGIA – MA.

Fechar