Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Inaugurada primeira unidade prisional de segurança máxima do Maranhão

A unidade fica localizada nas imediações do km 16, da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário São Luís

Foto: Reprodução

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (15), a primeira Unidade Prisional de Ressocialização de Segurança Máxima do Estado (Upmax), destinada aos presos considerados de alta periculosidade, com 120 novas vagas.

A unidade possui 5.446,6 m² de área construída, em uma área total de 11.477,32 m². São 4 pavilhões, 1 cela por custodiado, abertura superior pelas passarelas, 4 pátios de sol, cada um contendo 30 celas individuais, e mais 2 de observação e triagem, e quatro torres de controle (guaritas).

Com aporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o valor para a execução da obra foi de R$ 16,2 milhões, incluindo insumos e mão-de-obra.

A estrutura da Upmax conta ainda com módulo de saúde, que inclui posto de enfermagem, consultório médico e odontológico, sala de vacina, atendimento serviço social/psicológico.

No módulo de tratamento penal, sala de audiência, posto de visitação, revista, sala da Defensoria Pública (DPE) e 3 parlatórios. Na permanecia que controla a segurança, além da entrada e saída, estão instalados os aparelhos: 1 body scan, 8 pórticos, 2 esteiras de raio x, 2 banquetas e 9 raquetes.

A unidade conta ainda com os seguintes módulos: administrativo, da guarda externa, recepção e revista, polivalente de visitação e o de visita íntima, com 8 celas.

A Upmax conta ainda com espaços voltados para as ações de ressocialização dos detentos, 1 sala de aula por pavilhão e 4 espaços para oficina de trabalho.

A unidade fica localizada nas imediações do km 16, da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário São Luís.

Carregando