Dois caminhões são apreendidos com madeira irregular em Imperatriz

Os veículos foram interceptados em trânsito para a cidade de Cidelândia-MA.

Fonte: Com informações da PRF

Dois caminhões foram apreeendidos pela Polícia Rodoviária Federal transportando madeira de forma irregular, em Imperatriz. De acordo com a PRF, a apreensão ocorreu após denúncia anônima, que indicou três veículos pesados praticando as irregularidades.

A PRF informou que iniciou as diligências na rodovia MA-386, conhecida por estrada do Arroz, no intuito de localizar os alvos. 50 quilômetros após sair do Posto, a equipe interceptou dois caminhões em trânsito para a cidade de Cidelândia-MA.

Um caminhão-trator, atrelado a um semirreboque, foi abordado, com placas do Piauí, e a PRF constatou que a carga transportada era de madeira nativa serrada. A Nota Fiscal apresentada pelo condutor foi emitida para outra carreta, de acordo com a consulta ao sistema.

A PRF relatou que, também, foi apresentado um Boletim de Ocorrência Policial registrado por meio da Delegacia Virtual da Polícia Civil do Pará em 15/01/2021 às 16h03min. Apesar do enquadramento como Acidente de Trânsito, Dano Culposo, o relato apenas informa que teria ocorrido o repasse da carga de madeira serrada para o caminhão que estava sendo fiscalizado.

Durante a vistoria realizada na carga, apesar da guia florestal especificar que 19,72 m³, cerca de 51,9% da carga transportada, ser de madeira curta, ou seja, com no máximo 80 centímetros de comprimento (IBAMA Instrução Normativa nº 21/2014), não foi localizada nenhuma peça desse comprimento seja no perfil de ripa, sarrafo ou caibro, como informado.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

O veículo e a carga ficara, retidos no Posto PRF de Imperatriz à disposição do IBAMA. O mesmo semirreboque foi apreendido por transportar madeira serrada sem guia florestal na cidade de Imperatriz dia 27/10/2019.

Fechar