Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

UPAs da Grande São Luís recebem melhorias estruturais

Atualmente, as unidades da região Itaqui Bacanga e Cidade Operária estão com obras em execução.

Rede pública estadual de saúde mantém seis unidades de Pronto Atendimento (Foto: Divulgação)

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Grande São Luís estão passando por melhorias estruturais, realizadas regularmente para manter as condições de atendimento nos espaços, de acordo com informações do governo do Maranhão. Atualmente, as UPAs da região Itaqui Bacanga e Cidade Operária estão com obras em execução.

“Estamos sempre em busca de qualificar o atendimento que damos aos pacientes. Manter a estrutura em boas condições e fazer adequações de acordo com as demandas, que são sempre crescentes, é uma forma de oferecer uma saúde eficiente, via Sistema Único de Saúde”, afirmou Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), administradora das unidades, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A diretora administrativa da UPA Itaqui Bacanga, Alzira Brito, pontua as melhorias que estão sendo realizadas. “Na UPA Itaqui Bacanga, estamos ampliando a recepção da unidade com a sala da triagem sendo o primeiro contato com o paciente. A recepção ficará 3 metros maior, com novo piso, novos banheiros, novas longarinas para os pacientes se acomodarem, além de novas instalações para atender melhor a população”, destaca a gestora.

O governo do Maranhão ressaltou que a rede pública estadual de saúde mantém seis unidades de Pronto Atendimento (UPA) na Grande Ilha – UPA Itaqui Bacanga, UPA Parque Vitória, UPA Aracagi, UPA Cidade Operária, UPA Vinhais e UPA Paço do Lumiar. “Para manter a qualidade na estrutura e serviços, as unidades recebem permanentemente serviços ou obras de melhorias”, diz trecho da nota.

No ano passado, a primeira delas a receber o reforço na estrutura foi a UPA do Vinhais. As obras incluíram reforma na recepção e sala de medicação. Houve também troca do piso e revestimento cerâmico, reforço das instalações elétricas, reforma no forro e pintura geral. A Ala Amarela (utilizada para internação) recebeu nova pintura e mobiliários, melhorias das instalações elétricas e os banheiros receberam revestimento cerâmico.

Entregue à população em junho de 2020, a UPA de Paço do Lumiar recebeu, recentemente, algumas mudanças estruturais, que trouxeram ainda mais conforto aos pacientes, como a ampliação da recepção. “Essas mudanças trouxeram mais conforto para a população. Ampliamos a recepção para melhor receber quem busca atendimento na unidade”, explicou Bruno Ricardo, diretor da UPA Paço do Lumiar.

Com capacidade de atendimento médio de até 350 pacientes por dia, são realizados na UPA de Paço do Lumiar atendimentos clínicos, ambulatoriais, exames de Raio-X, possuindo 28 leitos entre clínicos, UTI e observação infantil.

Em 2021, também serão feitas alterações na estrutura das UPAs do Parque Vitória e Aracagi, ambas com ampliação da recepção, para oferecer estrutura mais adequada para o atendimento de pacientes.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Carregando