Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

10 Benefícios que você não sabe sobre o 5G no Brasil

O 5G abre um novo espaço para a telemedicina, graças à baixa latência

10 Benefícios que você não sabe sobre o 5G no Brasil.

Destacamos 10 benefícios que o 5G nos oferece:

  • 1) Transporte conectado e inteligente:

5 vantagens que o 5G vai mudar transporte público no Brasil

  • 2) Melhoras para apps de pagamentos de contas:

8 Beneficios do aplicativo de pagamentos RecargaPay 5G

  • 3) Novos telefones celulares com 5G

Os avanços tecnológicos incentivam as empresas a fabricarem smartphones novos e modernos

  • 4) Veículos autônomos:

Essa tecnologia fará com que os veículos se movam por conta própria

  • 5) Educação a distância

Por ser um serviço de internet mais estável, permite ensino à distância

  • 6) Cidades inteligentes:

Máxima compatibilidade entre dispositivos, possibilitará que as cidades se conectem

  • 7) Jogos online em alta velocidade:

A melhoria da velocidade ajudará a ter uma melhor experiência de jogar online

  • 8) Robotização:

Drones e robôs poderão operar remotamente

  • 9) Segurança garantida

Todos os sistemas e plataformas de segurança serão fortalecidos

  • 10) Cirurgias médicas remotas:

Com a nova tecnologia, cirurgias remotas podem ser realizadas

1) Transporte conectado e inteligente

A nova geração de telefonia móvel contribuirá para a transformação do transporte público no Brasil, promovendo um sistema mais inteligente. Estima-se que trará consigo a chegada de ônibus autônomos que não requerem a presença de condutor e que também são capazes de ligação a paragens, bem como uma gestão dinâmica dos semáforos.

Sensores nas cidades permitirão transporte conectado e inteligente

Sensores nas cidades permitirão transporte conectado e inteligente

Da mesma forma, os veículos poderão se comunicar entre si. Da mesma forma, são úteis para as transportadoras obterem dados sobre o fluxo e o reconhecimento facial dos passageiros e avaliar o comportamento dos motoristas.

Tudo isso será possível porque estarão conectados a sensores distribuídos nas cidades

Por outro lado, um levantamento realizado pela KPMG e International Data Corporation (IDC), estima-se que até 2023 o ecossistema global de transporte inteligente dobrará de tamanho, atingindo 24 bilhões de dólares graças à tecnologia 5G e Edge Computing.

2) Melhoras para apps de pagamentos de contas 

O 5G é a quinta geração de redes de telefonia celular, sendo mais avançada do que a tecnologia 4G / LTE que é usada atualmente. Com sua chegada, os dispositivos móveis oferecerão aos usuários velocidades de conexão de dados mais rápidas e melhor desempenho para fazer o pagamento de contas atrasadas por meio de fintechs e outros apps.

Maior velocidade nos aplicativos de pagamento

Maior velocidade nos aplicativos de pagamento

Segundo dados da International Telecommunications Union (ITU), atinge a velocidade padrão de até 10 Gbps, superior à da fibra óptica. Portanto, permitirá que você baixe filmes do seu celular em apenas três segundos.

Além disso, a latência será reduzida entre 1 e 4 milissegundos, ou seja, o tempo de transferência de um pacote de dados será menor que o de 4G que estava localizado em cerca de 80 milissegundos, enquanto o de 4,5G é de 20. Isso quer dizer que você pode pagar suas contas e boletos em menos de um minuto. 

Desta forma, a comunicação nos smartphones será rápida e segura, tornando mais eficazes aplicativos de pagamento como:

RecargaPay

O RecargaPay é um dos principais apps para pagamentos e recargas do país. Portanto, será uma das mais beneficiadas com a chegada do 5G, ao fazer transferências em milésimos de segundos. Além de maior proteção nos dados cadastrados no sistema. Aqui contamos um pouco mais sobre os benefícios desta plataforma.

Quem optar por usá-lo terá que ir até a loja virtual do seu Android ou iOS e baixar o aplicativo. Posteriormente, você deve criar uma conta de usuário ou fazer login no seu Facebook ou Gmail e escolher a operação a realizar. Em seguida, selecione a forma de pagamento a utilizar e confirme os dados inseridos.

8 melhores Benefícios do RecargaPay

Este aplicativo oferece grandes vantagens para seus usuários, desde o pagamento de serviços até a obtenção de bônus e descontos. 

  • Pagamento de serviços: através desta plataforma você pode atualizar suas contas de luz, água, gás e internet.
  • Recarga de saldo: o aplicativo funciona com as principais operadoras de telefonia do país, para que você possa colocar créditos em seu aparelho Tim, Vivo, Claro, Nextel e Oi.
  • Ganhar dinheiro: Para cada pagamento ou recarga de até R$ 20 o usuário recebe 5% de reembolso.
  • Obter Vale-Presente: Você pode adquirir Giftcard por diversos serviços como Spotify Premium, Uber, Google Play, Garena Free Fire, Steam, XBOX, PlayStation Plus, League of Legends e mais, com economia de 3% do valor.
  • Sem conta bancária: o usuário pode colocar dinheiro na conta da plataforma e utilizá-la para atualizar suas contas.
  • Adquirir um MasterCard pré-pago: para quem precisa de um cartão rápido e fácil, esta é a opção ideal, pois a entrega leva no máximo 14 dias. Também é aceito em mais de 30 milhões de lojas físicas e virtuais em todo o mundo.
  • RecargaPay Prime+: é a versão paga da plataforma que possui a opção Prime e Prime +. Ao aderir, a pessoa terá bônus e descontos de acordo com o plano.

Transações sem internet: quem possui o serviço Prime pode recarregar o celular sem a necessidade de conexão de dados móveis ou wi-fi.

PicPay

Outra plataforma de pagamento muito utilizada pelos brasileiros é o PicPay, que visa facilitar a transferência de dinheiro entre os usuários, bem como fazer pagamentos de compras e serviços online.

Assim como a anterior, essa carteira eletrônica não cobra juros ou taxas adicionais, mas você recebe apenas R$ 800 por mês. Porém, para aqueles usuários que não desejam ter limite de dinheiro, eles podem aderir à versão PRO que cobra uma taxa de 1,99% pelo pagamento recebido.

Para usar o aplicativo, a pessoa deve criar um perfil, portanto, tem que baixá-lo em seu dispositivo Android ou iOS. Em seguida, você deverá utilizar seu CPF, número de celular, data de nascimento, nome, senha e e-mail. Em seguida, você precisará vinculá-lo a uma conta bancária ou a seu cartão de crédito.

Celcoin

O Celcoin é um aplicativo para recarga de celulares e Google Play, além de pagamento de serviços de luz, água, gás e internet. É dirigido principalmente a micro e pequenos empresários interessados ​​em comercializá-los.

O aplicativo geralmente oferece um bônus em dinheiro por transações feitas para aqueles que trabalham como agentes da Celcoin. Desta forma, aumenta sua renda adicional, tornando-se uma alternativa paralela às suas atividades habituais.

Para usar o serviço, a pessoa deve baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel. Mais tarde, você terá que criar uma conta usando o número do seu celular. Assim, para efetuar o pagamento, você deve transferir o saldo a ser depositado de uma conta bancária ou entre contas do mesmo aplicativo.

3) Novos telefones celulares com 5G

A tecnologia 5G tem chamado a atenção de várias empresas, principalmente de telefonia móvel, que não mediram esforços para começar a criar dispositivos que suportem o uso desta nova geração.

Telefones 5G no mercado mundial

Telefones 5G no mercado mundial

Estima-se que os celulares terão uma conexão de 1GB a 20GB por segundo, semelhante à banda larga doméstica. O Brasil ainda não possui aparelhos com essa tecnologia, porém, já chegaram à América Latina modelos com 5G que estão em outras regiões, mas ainda funcionam com 4G.

O contrário ocorre no mercado internacional, onde as marcas disputam uma corrida para obter o aparelho que melhor se adapta ao 5G. A Samsung lançou três modelos com suporte para esta rede, o Galaxi s10 5G, o Galaxy Fold que é o primeiro dobrável da empresa, e o Galaxy Note 10. E apresentou o primeiro modelo intermediário que terá conexão 5G, é o Galaxy A90, dos quais ainda não se sabe quando chegará às lojas.

A Huawei tem o Mate 20X 5G no mercado e anunciou o Mate X 5G que deu bons resultados nos testes realizados. Por sua vez, a Xiaomi tem o Mi Mix Alpha. Enquanto a LG tem o V50 ThinQ que possui uma boa conexão e uma tela dupla de alto desempenho.

4) Faz possível os veículos autônomos

Os veículos autônomos farão parte dessa nova era tecnológica. Sua chegada está ligada às Cidades Inteligentes e à Internet das Coisas para que funcionem sem a interferência humana. Eles prometem a comunicação com outros carros, além de dirigir sozinho, enquanto quem está ao volante realiza outra atividade.

Veículos sem interferência humana

Veículos sem interferência humana

Seu funcionamento dependerá de cinco tecnologias: câmeras, sensores, GPS, Inteligência Artificial e uma central de comando que funciona como o cérebro do carro. A ideia é que todos trabalhem simultaneamente para que você possa atender aos comandos no horário necessário, como trocar o semáforo ou reconhecer pedestres.

Da mesma forma, terá cinco níveis de automação que servirão para conhecer o estágio em que o veículo se encontra:

– Nível 0 – Sem automação: é controlado por um ser humano.

– Nível 1 – Assistência ao motorista: o motorista possui piloto automático, controle de cruzeiro adaptativo e ajudas de direção.

– Nível 2 – Automação parcial: o carro controla o volante e os pedais sem a necessidade de interferência humana por vários quilômetros.

– Nível 3 – Automação condicional: além dos comandos de nível 2, possui detecção por sensores e toma decisões sozinho. Porém, o motorista deve estar vigilante caso o carro não responda a determinados comandos.

– Nível 4 – Alta automação da direção: usando inteligência artificial, pode funcionar sozinho e tomar decisões, mas em alguns momentos pode precisar da ajuda do motorista.

– Nível 5 – Automação total: não possui volante ou pedais, pois o carro tem capacidade de atuar nas ruas, avenidas e rodovias sem ajuda humana. Além disso, toma decisões e corrige possíveis falhas.

5) Educação a distância eficaz

A educação é um dos setores onde as inovações tecnológicas têm causado maior rebuliço, desta vez o 5G promete ligações mais rápidas, garantindo melhores oportunidades para educadores e alunos.

Mais velocidade na educação a distância

Mais velocidade na educação a distância

Essa tecnologia permitirá o acesso e o desenvolvimento da educação a distância por meio de videochamadas estáveis. Além de aumentar os recursos de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

O acesso a essa rede também permitirá a reprodução de conteúdo multimídia em alta definição e a internet tátil gerada por baixa latência. Por outro lado, proporcionará redução de custos e impactos ambientais e de consumo.

7) Cidades inteligentes

O 5G trará infraestrutura urbana avançada, com cidades inteligentes, levando os serviços a níveis totalmente novos. Essa geração vai ajudar o bom funcionamento do sistema de transporte e trânsito das cidades, isso junto com os carros autônomos que vão se comunicar para avisar sobre colisões e congestionamentos.

Infraestrutura urbana avançada em cidades inteligentes

Por outro lado, os peões poderão utilizar os seus dispositivos móveis para saber se existe algum veículo ou bicicleta nas proximidades da via onde circulam, evitando assim acidentes.

Também chegarão casas conectadas, que podem ser controladas com assistentes virtuais Google Assistant, Alexa da Amazon e Siri da Apple, ou a partir de smartphones Android ou iOS. Eles terão aparelhos como lâmpadas, câmeras e aparelhos de som que atenderão ao pedido do dono da casa.

A segurança pública irá melhorar significativamente, uma vez que as situações de risco podem ser rapidamente identificadas e imediatamente comunicadas às autoridades, devido à análise que será efetuada em tempo real das gravações nos espaços públicos.

7) Robotização

Os profissionais de P&D da Ericsson, juntamente com o Biorobotics Institute e o Zucchetti Centro Sistemi na Itália, identificaram várias formas de usar 5G em Robótica Móvel. Esse avanço substituirá gradativamente os robôs tradicionais por outros conectados à nuvem e melhorará o desempenho do setor.

Os robôs serão conectados a uma nuvem

Espera-se que esses novos modelos tenham capacidade de processamento quase ilimitada, sejam mais flexíveis, utilizáveis ​​e operem com sistemas inteligentes que requerem menos energia e hardware para operar. 

Os robôs podem ser operados a partir de um computador ou dispositivo móvel, já que o pedido será dado à inteligência que está na nuvem, de onde será processada a solicitação para que o serviço seja executado em tempo real.

Esses dispositivos mecânicos serão usados ​​principalmente para otimizar a logística, transporte de materiais em depósitos, bem como amostras, medicamentos e suprimentos médicos. Além disso, eles serão capazes de se mover em uma sequência flexível no momento certo.

8) Jogos online em alta velocidade

O nível da indústria de videogames aumentará com a chegada da nova geração de dados móveis, oferecendo velocidades de até 50 Gbps, o que permitirá acionar plataformas como o Google Stadia, serviço de assinatura com resolução 4K a 60 frames por segundo.

ogos com velocidade de até 50 Gbps

O atraso entre o pressionamento de um botão e a resposta do console é um dos problemas que mais afeta os usuários online. Portanto, com a nova tecnologia de banda larga, o atraso entre cliques é reduzido, tornando plataformas como o Stadia mais viáveis.

Além disso, a baixa latência irá aliviar a carga computacional nos dispositivos, o que significa que os smartphones serão capazes de ter jogos mais pesados ​​sem serem sobrecarregados. Também habilitar aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada, bem como fones de ouvido autônomos e acessíveis. Tudo isso estará com as redes móveis que poderão se conectar sem demora.

9) Segurança garantida

A quinta geração de dados móveis garante aos usuários uma segurança mais robusta, já que contará com uma camada de software de controle que permitirá uma conexão contínua, oferecerá novas funções à rede e criará redes virtuais.

No entanto, especialistas garantem que os riscos de cibercrime ou espionagem dependerão da superlotação, quando houver mais objetos conectados à internet e as chances de erro forem maiores.

Já o presidente do Conselho das Faculdades de Engenharia da Computação (CCII), Juan Pablo Peñarrubia, garantiu que cada geração de telecomunicações é mais segura e indicou que existem outras conexões, como Wifi, Bluetooth e NFC que podem ser mais arriscadas.

Apesar do panorama desolador que o 5G possa aparecer, cada um dos problemas tem soluções técnicas, como é o caso do uso cuidadoso da criptografia para proteger as comunicações e os dados durante as viagens no sistema.

10) Cirurgias médicas remotas

O 5G abre um novo espaço para a telemedicina, graças à baixa latência que permitirá que as informações cheguem instantaneamente, a ponto de serem realizadas cirurgias à distância. Ou seja, o médico poderá controlar a operação em tempo real de qualquer lugar do mundo.

Cirurgias remotas com baixa latência

No ano passado, foi realizada a primeira intervenção cirúrgica desse tipo, pelas mãos dos médicos do Hospital Jishuitan em Pequim, na China. Eles participaram de uma operação ortopédica remota no Hospital Central de Tianjin (que fica a mais de 130 quilômetros de distância) realizada em um paciente de 36 anos e que durou quatro horas.

 

Após o procedimento, os médicos chamaram a quinta geração de dados móveis sobre o futuro da saúde. Todo esse avanço na medicina será possível com o auxílio de óculos de realidade virtual e um lápis do cirurgião que simulará o bisturi.

 

Carregando