Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

AGED fomenta a criação do Serviço de Inspeção Municipal de Tutóia

Por Suyane Scanssette O município de Tutóia, distante a 463 km da capital maranhense São Luís, tem recebido grande atenção de turistas por ser uma parada atraente para aqueles que fazem a chamada Rota das Emoções – um roteiro turístico entre os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Com uma culinária saborosa, voltada para […]

Por Suyane Scanssette

O município de Tutóia, distante a 463 km da capital maranhense São Luís, tem recebido grande atenção de turistas por ser uma parada atraente para aqueles que fazem a chamada Rota das Emoções – um roteiro turístico entre os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

Com uma culinária saborosa, voltada para pescados e frutos do mar, especialmente pratos à base de camarão, é fundamental que Tutóia possua Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal, como forma de garantir a qualidade destes produtos que chegam à mesa do público consumidor.

A discussão para criação e implantação do SIM foi o assunto debatido entre a representante da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Tutóia, a médica veterinária e fiscal estadual agropecuário, Cleide Selma Alves e o vereador eleito do município Neto Pimentel. Em reunião na manhã desta terça-feira, 26, eles discutiram os assuntos inerentes ao Serviço de Inspeção Municipal, para o município de Tutóia.

A fiscal fez explanação quanto à importância do SIM, para garantia da segurança dos alimentos ofertados a população de Tutóia e conferir qualidade ao potencial produtivo e econômico do município na produção de produtos de origem animal, em especial de pescado.

Cleide Selma explicou ao vereador que inicialmente o município deverá fazer estudo de viabilidade para implantação do SIM, ter projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores e lei sancionada pelo Prefeito, apresentar o regulamento do Serviço de Inspeção e, posteriormente, formação de equipe para atuar na fiscalização dos estabelecimentos que venham a ser registrados.

O vereador Neto Pimentel manifestou interesse e deu apoio a proposta ressaltando, inclusive, que “a criação do Serviço trará não só oferta de alimento de qualidade, mais desenvolvimento para o setor produtivo do município”.

Como demanda da reunião, deverão ser feitos agendamentos com os setores do município competentes para que a pauta tenha seguimento nas orientações necessárias para criação do SIM e edição da lei. Esse processo de fomento para implantação do SIM tem o apoio da AGED, por meio da sua Unidade Regional de Chapadinha.

Foto – A fiscal da AGED Cleide Selma e o vereador de Tutóia Neto Pimentel

Carregando