Grupos de pedal ganham apoio para a prática esportiva em São Luís

Ação visa garantir a estrutura do espaço para passeio, demarcados e sinalizados, bem como o acompanhamento dos agentes de trânsito.

Fonte: Redação/Assessoria

Ações destinadas para quem utiliza bicicletas dentro do perímetro urbano de São Luís, seja como meio de transporte, esporte ou lazer, estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O órgão informou que, além do projeto de implantação de ciclofaixas em alguns pontos da cidade, já em trabalho de execução, a SMTT também vai continuar ofertando aos grupos de pedal da cidade apoio à prática esportiva, principalmente no período noturno.

A ação, de acordo com a SMTT, visa garantir a estrutura do espaço para passeio, demarcados e sinalizados, bem como o acompanhamento dos agentes de trânsito do órgão, durante todo o percurso.

“O nosso objetivo é fomentar na população, novas práticas de mobilidade no trânsito de São Luís, favorecendo melhores condições de trafegabilidade para todos, priorizando a segurança e a integridade física de motoristas, pedestres e ciclistas”, reforçou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

Para o agente de trânsito Moreira, o apoio dado aos grupos de pedal também garante o cumprimento dos deveres dos ciclistas durante as pedaladas. Segundo ele, quem participa da atividade esportiva precisa evitar determinadas situações que coloquem em risco a segurança dos demais.

“O acompanhamento realizado pelos agentes da SMTT agrega muitos pontos positivos, não só para os ciclistas, mas também para motoristas e pedestres. Durante todo o trajeto, realizamos o bloqueio das rotatórias, cruzamento e saídas de veículos, garantindo as indicações e sinalizações necessárias durante o percurso. São observadas, ainda, práticas básicas que devem ser obedecidas pelos grupos como, por exemplo, o uso de equipamentos de segurança, bem como campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral, dentre outras”, explicou Moreira.

Pensamento semelhante tem o coordenador do grupo Pedal Bike Club, Denes Veloso. “O apoio dos agentes da SMTT é essencial para a garantia de um trânsito e um pedal mais seguro. Os agentes são excelentes no trabalho que fazem e sem o apoio desses profissionais os ciclistas se tornariam mais vulneráveis no trânsito e o risco de acidentes seria maior”, afirmou.

Grupos de Pedal

As solicitações de apoio da SMTT para os eventos promovidos pelos grupos de pedal de São Luís podem ser enviadas para o e-mail [email protected], disponibilizado pela secretaria. No documento, deverá conter as principais informações do circuito como, por exemplo, data, horário, local, quantitativo de pessoas, além do percurso. O prazo para envio é de, no mínimo, 10 dias antes da programação.

Fechar