Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Solar dos Vasconcelos recebe primeira etapa das obras de restauração

Trabalhos tiveram início com recuperação da fachada do casarão.

Solar dos Vasconcelos passará por um processo de restauração (Foto: Divulgação)

O prédio Solar dos Vasconcelos, localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís, vai passar por um processo de restauração. As obras tiveram início nesta sexta-feira, 29, e a primeira etapa de intervenções tem como foco a recuperação da fachada do casarão, conforme informou o governo do Maranhão.

O superintendente do Patrimônio Cultural do Maranhão, Eduardo Longhi, detalhou como ocorrerá o restante dos trabalhos: “Posteriormente faremos a manutenção completa, com troca da fiação elétrica, reforma interna e de instalações hidrossanitárias”, frisou.

Construído no século XIX, o Solar dos Vasconcelos faz parte do acervo arquitetônico da capital maranhense. Atualmente, funciona como sede da Superintendência do Patrimônio Cultural (SPC) do Maranhão, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), além de abrigar o Memorial do Centro Histórico, composto por coletânea singular de maquetes de barcos típicos maranhenses e de painéis fotográficos que registram a história da preservação e da revitalização do Centro Histórico ludovicense.

A reforma do prédio faz parte do programa “Nosso Centro”, que tem por objetivo dar mais vida à região do Centro Histórico, conforme informou o secretário de Cultura, Anderson Lindoso, que o processo ocorrerá de forma sustentável: “Além das ações de habitação e estímulo ao comércio, também temos a revitalização públicos estaduais, para que a gente tenha uma vida mais sustentável nessa região e para que as pessoas preservem mais esse importante espaço da nossa cidade”, concluiu.

Carregando