Fiscalização e vistoria dos ônibus na capital é intensificada

As ações de fiscalização e vistoria iniciam na madrugada e seguem durante todo o dia em horários e pontos estratégicos

Fonte: Da redação com Prefeitura

Os trabalhos de fiscalização e vistoria dos ônibus que integram o sistema de transporte urbano da capital está sendo intensificado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Todas as inspeções integram um cronograma de serviços diários executados pela Superintendência de Transportes da SMTT, que engloba, além das ações fiscalizatórias nos pontos finais das linhas, o acompanhamento 24 horas dos ônibus em operação, via GPS, pelo Centro de Controle de Operações (CCO).

As ações de fiscalização e vistoria iniciam na madrugada e seguem durante todo o dia em horários e pontos estratégicos. Os fiscais da Secretaria verificam as condições físicas e de logística dos ônibus, o funcionamento dos elevadores, a manutenção geral dos veículos, as condições dos pneus e assentos, limpeza, além de itens de segurança dos ônibus. Os veículos em que forem constatados problemas graves serão substituídos e voltam a circular só quando o problema for solucionado.

No aspecto da logística, são averiguadas questões relacionadas ao cumprimento da rota, quantitativo de ônibus, bem como a obediência do quadro de horários de cada linha. As empresas de transporte urbano têm, por obrigação, cumprir com as medidas contratuais, bem como garantir um serviço eficiente e seguro ao cidadão.

Fechar