Braide afirma que será ampliada a imunização de idosos e pacientes oncológicos em São Luís

Prefeito acompanhou vacinação em Drive Thru e anunciou novas doses da CoronaVac.

Fonte: Redação/Assessoria

O prefeito Eduardo Braide acompanhou, nessa quarta-feira (3), o andamento da vacinação dos idosos a partir de 85 anos no Drive Thru, instalado no Campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís. O local tem recebido uma média diária de 200 idosos, que depois de vacinados aguardam 30 minutos no local. O sistema conta com uma ambulância e equipes médicas para eventuais ocorrências.

Dona Albertina Rocha, de 102 anos, fez questão de conversar com o prefeito e de dizer como estava aliviada em tomar a vacina. “Meus filhos fizeram o cadastro e vim tomar a vacina. Agora, estou protegida, graças a Deus”, festejou a idosa.

Na oportunidade, Eduardo Braide anunciou que São Luís recebeu, nessa quarta-feira (3), 3.500 doses da CoronaVac. O prefeito também informou que até amanhã (5) vai começar a vacinação em domicílio de idosos acamados.

A Prefeitura informou que fará a busca ativa dos idosos que não têm acesso à internet para fazer o agendamento e receber a primeira dose do imunizante. Também serão disponibilizados postos de cadastramento pela cidade para atender à população idosa.

PACIENTES ONCOLÓGICOS

Os pacientes oncológicos também entrarão no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Para isso, a Semus já iniciou um levantamento de todos os pacientes em unidades de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, entre outros tratamentos contra o câncer na capital, para que eles sejam vacinados na própria unidade onde já fazem o tratamento.

Atualmente, a Prefeitura afirmou que consegue vacinar até 1 mil idosos por dia, no entanto, com a chegada de mais doses de vacina, o que deve acontecer, ainda esta semana, a capacidade de atendimento chegará a 2 mil idosos por dia.

“Como nos antecipamos montando o Plano Municipal de Imunização antes mesmo de assumirmos a Prefeitura, só precisamos receber as doses para vacinar a população. Proporcionalmente, já vacinamos mais que a cidade de Recife e estamos à frente até mesmo da cidade de São Paulo, que vai iniciar a vacinação dos idosos no próximo dia 8”, destacou Braide.

BALANÇO DE PESSOAS VACINADAS

Desde o dia 19 de janeiro, quando teve início a vacinação dos profissionais da área da saúde, São Luís já imunizou mais de 25 mil pessoas com a primeira dose da vacina. Fazem parte do grupo prioritário, os profissionais de saúde e idosos a partir de 75 anos.

Novos grupos estão sendo incluídos à medida que mais doses da vacina chegam à capital maranhense. Para garantir a vacinação, o idoso ou responsável deve preencher um formulário disponibilizado na página da Prefeitura na internet, onde deverão ser incluídas todas as informações necessárias para efetuar o cadastro.

Após o cadastramento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) entra em contato, informando o dia, local e horário em que o idoso receberá a primeira dose da vacina. O formulário pode ser acessado no endereço: www. saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis

Fechar