Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Ação do CTA garante transporte de bebê que nasceu com tumor de Caxias para São Luís

Recém-nascido precisou passar por um procedimento cirúrgico em caráter de urgência para evitar uma possível paraplegia.

Bebê chegou em segurança após transporte realizado pelo CTA (Foto: Jefferson Stader)

No início da noite deste sábado, dia 6, em uma ação rápida do Centro Tático Aéreo (CTA) do Maranhão conseguiu realizar o transporte emergencial de um bebê recém-nascido da cidade de Caxias para São Luís. A criança nasceu com um tumor na região cervical e precisou passar por um procedimento cirúrgico em caráter de urgência para evitar uma possível paraplegia, como explicou o tenente-coronel Alcimário Costa, chefe do Departamento de Resgate do CTA e comandante da operação.

“É um recém-nascido de 10 dias de idade, proveniente da cidade de Caxias. Ele está com uma lesão, um tumor na cervical, e precisa fazer uma cirurgia urgente para evitar que ele cresça e se torne uma criança paraplégica”, detalhou o comandante. 

O transporte do bebê foi realizado no helicóptero S145, aeronave com capacidade para voos noturnos. Toda a ação de transporte do recém-nascido foi executada sob a coordenação do tenente-coronel Luís Magno Lima da Silva, comandante do CTA.

“Nós recebemos um chamado e de imediato o diretor do CTA, o coronel Magno, autorizou o deslocamento do S145, que é uma aeronave que tem capacidade para voar noturnamente. Sabendo que iríamos chegar à noite, ele disponibilizou o S145 para fazermos esse atendimento. Chegamos e graças a Deus o transporte foi bem sucedido”, afirmou o comandante Alcimário.

O bebê chegou em segurança à capital maranhense e foi encaminhado com segurança para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, unidade de saúde estadual referência no atendimento materno infantil.

Carregando