A Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) iniciou, nesta segunda-feira (8), o período de matrículas e rematrículas da rede municipal de ensino. Até o dia 12 de fevereiro, próxima sexta-feira, serão realizadas as rematrículas, no formato presencial, para estudantes que já fazem parte da rede. No mesmo período também serão realizadas as matrículas presenciais da Educação Infantil para escolas e creches de tempo parcial. E nos dias 11 e 12 de fevereiro, acontecerão as matrículas on-line para novos estudantes, por meio do Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame).
A oferta de vagas para novos estudantes vai depender das vagas remanescentes das escolas que já preencheram seu quadro de estudantes rematriculados. Será dada prioridade no preenchimento das vagas para estudantes com deficiência, para os que moram mais próximo à escola e para os que possuem irmãos matriculados na escola.
Na última sexta-feira (5), às 15h, a Semed realizou uma live sobre a realização das matrículas do ano letivo 2021. Para rever basta acessar o canal da Semed no link https://youtu.be/4KNXcyDeM5k.
Educação Infantil
A Educação Infantil, que recebe crianças de 2 a 5 anos, terá período de matrícula entre os dias 8 e 12 de fevereiro de forma presencial para escolas de tempo parcial, ou seja, que funcionam no período matutino ou vespertino. Os pais ou responsável legal devem se dirigir às escolas levando documentos solicitados.
Para as creches-escolas de tempo integral, que funcionam de 8h às 17h, os interessados deverão realizar a matrícula on-line nos dias 11 e 12 de fevereiro no seguinte endereço: http://sislamema.caedufjf.net/sislamema/prematricula.faces?q=hZIdn2knefI%3D e preencher os dados requisitados pela Semed.
A Creche-Escola Professora Edith Valois (Morada do Sol), que é de tempo parcial, também terá matrícula on-line. As de tempo integral são: Creche Escola Maria de Jesus Carvalho (Camboa), Creche Escola Salomão Chaib (Chácara Brasil), Creche Escola Maria Ela Rodrigues da Silva (Cidade Operária) e UEB Recando dos Pássaros (Jardim América).
O resultado será divulgado no dia 23 de fevereiro. Os alunos confirmados deverão fazer a entrega de documentos na creche-escola escolhida, no período de 24 a 26 de fevereiro.
Ensino Fundamental
Para estudantes que já fazem parte da rede municipal de ensino, a rematrícula deverá ser realizada de forma presencial, na escola onde possui vínculo, no período de 8 a 12 de fevereiro. Novos alunos deverão realizar a matrícula de forma on-line, nos dias 11 e 12 de fevereiro, no link http://sislamema.caedufjf.net/sislamema/prematricula.faces?q=hZIdn2knefI%3D e preencher os dados requisitados pela Semed.
O resultado será divulgado no dia 23 de fevereiro e a entrega de documentos será feita presencialmente na escola escolhida, no período de 24 a 26 de fevereiro. O sistema de matrícula on-line apresentará somente as escolas que ainda tiverem vagas disponíveis.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Jovens e adultos interessados em realizar matrícula na rede municipal de ensino podem optar por realizar a matrícula presencialmente ou fazer a pré-matrícula pelo sistema on-line. Caso opte por fazer a matrícula de forma presencial, o estudante poderá se dirigir a escola escolhida a partir do dia 8 de fevereiro, com seus documentos.
Se o estudante optar por fazer a pré-matrícula on-line, deverá realizar a inscrição no http://sislamema.caedufjf.net/sislamema/prematricula.faces?q=hZIdn2knefI%3D nos dias 11 e 12 de fevereiro, e caso seja selecionado, deverá fazer a entrega de documentos na escola escolhida, no período de 24 a 26 de fevereiro. As vagas da EJA serão oferecidas no sistema de matrículas on-line para segurança dos estudantes idosos e permitir melhor divulgação da oferta de vagas.
Lista de Espera
As inscrições que ultrapassarem o número de vagas oferecidas vão compor uma lista de espera (lista de suplência), que estará disponível no sistema de matrículas. As informações declaradas durante a matrícula on-line serão confirmadas na escola com entrega da documentação. Caso os documentos não sejam apresentados ou tenham alguma irregularidade, as vagas serão oferecidas para os estudantes da lista de espera.
Documentos necessários
– Cópia da Certidão de Nascimento e/ou RG do estudante;
– 2 Fotos 3×4 recentes;
– Comprovante de Residência legível e recente ou declaração em casos de impossibilidade de comprovação por documentos oficiais;
– Caso seja beneficiário do Programa Bolsa Família, apresentar cópia do documento e NIS do responsável e do estudante;
– Cópia do Cartão de Vacinação atualizado contendo os registros (para estudantes da Educação Infantil);
– Declaração ou Histórico Escolar, para etapas que requerem escolarização anterior;
– Fornecer dados telefônicos válidos e variados que possibilitem comunicação eficaz entre escola e a família.
Os pais ou responsáveis que desejarem entrar em contato com a Semed para esclarecer dúvidas deverão entrar em contato pelo e-mail [email protected].