Pazuello destaca capacidade de produção de vacinas do país

Pazuello destacou as ações da pasta no combate ao coronavírus e a grandeza da campanha de vacinação

Fonte: Da redação com Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participou nesta terça-feira (9) do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (PROSUL). O encontro, realizado de forma on-line, reuniu ministros da Saúde de oito países para tratar sobre o enfrentamento à pandemia da Covid-19 e elaborar a criação de um diálogo político sobre vigilância epidemiológica entre as nações.

Em sua fala, Pazuello destacou as ações da pasta no combate ao coronavírus e a grandeza da campanha de vacinação, em andamento em todo o País.

“Já distribuímos mais de 12 milhões de doses. A vacinação começou no dia 18 de janeiro, e o Brasil já é, de acordo com a OPAS, o segundo país no continente em número de doses aplicadas da vacina”, afirmou.

O ministro também citou a perspectiva de produção de três vacinas no Brasil: a da AstraZeneca/Oxford, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a da Sinovac, pelo Instituto Butantan; e a Sputnik V, pelo laboratório União Química. Além de garantir a vacinação em massa da população brasileira, a fabricação local das doses vai permitir, futuramente, a exportação de imunizantes para outros países.

“A produção do Brasil em escala industrial começou em janeiro, com vacinas seguras e eficazes atestadas pela nossa agência reguladora. Temos plena consciência de que o vírus não vê fronteiras. Sabemos que ninguém estará seguro até que todos estejam seguros. Podem contar com o Brasil na luta contra a Covid-19”, afirmou.

Fechar