Operação da Polícia Federal mira exploradores ambientais em terras indígenas no Maranhão

Ação tem o objetivo de proteger povos indígenas que vivem na região, principalmente os índios isolados da etnia ‘Awá Guajá’.

Fonte: Com informações da Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 10, a Operação Kambaí, visando combater a prática de crimes consistentes na extração ilegal, receptação e comércio de madeira e produtos florestais provenientes da Terra Indígena Arariboia. De acordo com a PF, o local vem sofrendo com a exploração ambiental por parte de madeireiros que atuam ilicitamente nessa região. A ação policial contou com apoio do IBAMA, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e Marinha do Brasil.

A Polícia Federal informou que utilizou imagens de satélites do Programa Brasil M.A.I.S, para identificar focos de desmatamento na região, e realizou diligências de campo para localizar as serrarias e movelarias que recebem a madeira extraída ilegalmente.

Segundo a PF, a Operação Kambaí tem ainda como objetivo a proteção de povos indígenas que vivem na região, principalmente os índios isolados da etnia ‘Awá Guajá’, impedindo o acesso de madeireiros à terrae, por consequência, evitando a contaminação pela Covid-19.

Os investigados poderão responder por crimes como receptação qualificada, transporte e depósito de produto de origem vegetal sem licença válida, dentre outros.

A operação foi denominada KAMBAÍ, termo oriundo do folclore indígena que significa protetor da flora e da fauna.

Fechar