Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Em Balsas, projeto une ioga e meditação na luta contra o câncer

A terapeuta Sheyla Matos dá aulas gratuitas para oito mulheres com câncer.

Algumas aulas de ioga, ministradas por Sheyla Matos, acontecem no Parque Centenário, ponto turístico de Balsas (Foto: Divulgação)

Respirar e permanecer em determinadas posições por alguns segundos. Sem nenhuma tecnologia, a prática de ioga se tornou uma aliada na vida de oito mulheres que lutam contra o câncer, em Balsas. Elas são beneficiárias do projeto “Ioga Para Todos”, criado pela terapeuta Sheyla Matos Silva, de 39 anos, que nos últimos dois anos se dedica a quem tem a doença.

A ioga combina exercícios corporais com uma respiração mais consciente e profunda, além da meditação. Considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a ioga se tornou muito mais que atividade física e de desenvolvimento pessoal. Diversos estudos nos últimos anos apontam os benefícios de se exercitar e considerar o papel da respiração no bem-estar humano.

Sobre os benefícios da ioga em mulheres com câncer, Sheyla Matos citou a paz interior. “Devido ao tratamento forte contra a doença, elas ficam muito sensíveis e a ioga acalma, limpando o organismo com os ‘pranaymas’, que são os exercícios de respiração. Minhas alunas de ioga também dormem melhor, por causa dos ‘asanas’ (postura), desopilando o organismo oxigenado”, informou a terapeuta.

Segundo Sheyla, as aulas do projeto Ioga Para Todos acontecem três vezes na semana. Nas terças-feiras, há vivências gratuitas, por volta das 17h30, no Parque Centenário. Nas sextas-feiras, as aulas acontecem no espaço de Sheyla, o Guia de Luz. Aos sábados, as aulas são na Praça da Matriz, por volta das 7h.

“Minhas alunas são pacientes do Acalento, que é uma casa de apoio a pessoas com câncer, administrada por uma amiga minha. O projeto Ioga Para Todos tem seis anos, e com o Acalento tem dois anos”, afirmou Sheyla.

Sheyla informou que também dá aulas particulares no Guia de Luz, de segunda-feira a sábado. A terapeuta é instrutora de ioga Ahstanga Life há nove anos, e é também é universitária em pedagogia. “Quero levar a ioga para as escolas, por isso estou estudando para ser pedagoga”, disse a terapeuta.

Sheyla contou que não recebe ajuda do Município de Balsas para a realização das atividades. “Faço por pura boa vontade. Já que Deus me deu a oportunidade de ser instrutora, porque não doar conhecimento?! E assim faço com o coração cheiro de gratidão”, declarou a terapeuta.

Além do yoga, Sheyla é terapeuta reikiana, faz aromaterapia com óleos essenciais, defumação com incensos que ela vende, e aplica o shiatsu, que é uma massagem relaxante. Sheyla informou que seu público na ioga é formado por crianças, adultos e idosos.

Carregando