Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Iniciada em 2019, ponte de Alto Parnaíba entra na fase final de obras, anuncia ministro da Infraestrutura

Obra é considerada de fundamental importância ao agronegócio no Matopiba.

Iniciada em 2019, ponte de Alto Parnaíba entra na fase final de obras (Foto: Divulgação)

Iniciada em 2019, a ponte construída pelo Governo Federal sobre o rio Parnaíba, entre as cidades de Alto Parnaíba, no Maranhão, e Santa Filomena, no Piauí, entrou na fase final. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em sua conta no Twitter.

“Fase final de pavimentação da ponte sobre o Rio Parnaíba, que construímos na BR-235. Última etapa para ligarmos as regiões sul de Piauí (Santa Filomena) e Maranhão (Alto Parnaíba). Obra iniciada pelo Governo Jair Bolsonaro em 2019 e sendo concluída dentro do cronograma.”, disse o ministro.

Com 185 metros de extensão, formada por dois vãos laterais de 50,50 metro e um vão central de 84 metros, a ponte estaiada (suspensa por cabos) tem investimento total previsto de aproximadamente R$ 30 milhões.

A construção da ponte sobre o rio Parnaíba na BR-235 atende a um anseio antigo dos moradores e produtores de grãos da região. Essa travessia amplia a ligação entre dois dos estados da fronteiras agrícola do Matopiba e deve impulsionar o agronegócios no sul do Maranhão e do Piauí.

Na última quinta-feira (11), quando esteve na cidade de Alcântara, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que em breve retornará ao Maranhão para inauguração dessa ponte, que considera um dos maiores investimentos da União no setor de infraestrutura no estado.

A previsão é que a inauguração ocorra no mês de junho.

Importância – Sobre esse empreendimento, o presidente da Federação da Agricultura (Faema) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Raimundo Coelho, não esconde seu entusiasmo com a conclusão da obra.

“O aumento do escoamento da produção em função da ponte proporcionará mais investimentos no agronegócio da região, maior volume de transportes e demandas por mais estradas trafegáveis e que irá aumentar a pressão do setor produtivo para melhoria da MA-006 no trecho Alto Parnaíba a Balsas e também pela construção de trechos importantes do Anel da Soja que faz ligação das principais áreas produtoras de soja dos Gerais de Balsas”, disse ele em entrevista a Maranhão Hoje em julho do ano passado.

Com a construção da ponte, a MA 006, no trecho entre Balsas e Alto Parnaíba será federalizada, a fim de garantir a quem faz a travessia do Piauí e Maranhão tenha rodovia com o mesmo padrão de qualidade. O trecho é um dos mais precários do Maranhão e são os empresários da região que vêm cuidando de sua manutenção.

Carregando