Governo afirma que reforço no policiamento diminuiu a criminalidade na capital

Equipes de policiais do BPTur se concentram em áreas de referência do turismo da capital

Fonte: Da redação com Secap

O Governo do Estado do Maranhão afirmou que o reforço do policiamento ostensivo e execução de operações pontuais estão contribuindo para diminuição de criminalidades e garantindo segurança aos frequentadores – turistas e maranhenses – em pontos turísticos da capital. As medidas, segundo o Governo, integram o planejamento de ação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), executadas pelo Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur). O plano está em andamento no Centro Histórico, Avenida Litorânea, Ponta d’Areia, Espigão Costeiro e Lagoa da Jansen.

Equipes de policiais do BPTur se concentram nestas áreas de referência do turismo da capital. A estrutura inclui o policiamento em viaturas, motos, bikes, quadriciclo e a pé. São mais de 100 militares se revezando para garantir a cobertura destes locais e a segurança dos frequentadores. Em 2020, somaram cerca de 150 conduções e prisões nestas áreas.

De acordo com a PM, o policiamento ostensivo e preventivo é feito ao longo do dia e intensificado aos fins de semana com as operações pontuais. Entre estas, a Saturação (patrulhamento nas regiões, além de abordagens a pedestres e veículos), Reviver Seguro (patrulhamento), Praia Segura (abordagens a pessoas e patrulhamento) e Fecha Quartel (ações de combate a facções, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e assaltos).

Na Avenida Litorânea, houve maior reforço do efetivo, por conta das obras de prolongamento. Os casos mais comuns neste ponto, segundo a BPTur, são os roubos, furtos, desacato, homicídio e acidentes de trânsito. No Centro Histórico, os arrombamentos, roubos e furtos, consumo de entorpecentes e uso de bebida alcoólica por adolescentes são a maior parte das ocorrências. As ações do programa Nosso Centro, somadas ao trabalho policial, levaram mais atrativos e segurança à área.

Fechar