A Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) divulgou o resultado das matrículas dos alunos da rede municipal de ensino para o ano de 2021. Foram recebidas mais de 4.500 inscrições de novos estudantes, em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Confira a lista completa dos matriculados para o ano letivo de 2021: https://agenciasaoluis.com.br/downloads/Relatorio_SEMED_Matricula_2021.pdf.
As matrículas para as novas vagas na rede municipal de ensino de São Luís aconteceram de forma on-line nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021. O coordenador de Estatística da Semed, Thyago de Oliveira Moraes, informa que o processo de matrícula foi todo efetuado por meio do Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame). O preenchimento das vagas foi realizado seguindo os critérios já divulgados pela Semed, que leva em conta a proximidade com a escola, o fato de o candidato à vaga já possuir um irmão na escola, e, ainda, a existência de algum tipo de deficiência por parte do estudante.
Confirmação de matrícula
Para os alunos cujos nomes constam na lista divulgada, as confirmações de matrículas devem ser feitas presencialmente, na escola escolhida, a partir desta quarta (24) até sexta-feira, dia 26. Os alunos não listados foram encaminhados para a lista de reserva da escola indicada na primeira opção. Os gestores das escolas são responsáveis pelo atendimento da lista de reserva, considerando as desistências, transferências internas e a possibilidade de ampliação do número de vagas pela rede.
Para realizar a matrícula, o estudante deve apresentar cópia da certidão de nascimento e/ou RG; duas fotos 3×4 recentes; comprovante de residência legível e recente; ou declaração em casos de impossibilidade de comprovação por documentos oficiais. Também é necessária uma declaração ou Histórico Escolar, para as etapas que requerem escolarização anterior.
Os estudantes também precisam fornecer dados telefônicos válidos e variados que possibilitem uma comunicação eficaz entre escola e a família. Caso seja beneficiário do programa Bolsa Família, apresentar cópia do documento e NIS do responsável e do estudante. Ainda, para os estudantes da Educação Infantil, apresentar a cópia do cartão de vacinação atualizado contendo os registros.
Atendimento
O atendimento à comunidade escolar quanto às dúvidas e toda a assistência necessária seguirá de forma remota, nos canais já divulgados, por conta da pandemia. Os pais ou responsáveis que desejarem entrar em contato com a Semed podem optar pelo e-mail [email protected] ou ligar para um dos telefones fixos: Educação Infantil 3227-3732; Ensino Fundamental 3212-8242; Educação de Jovens e Adultos 3212-8239; Educação Especial 3212-8220; ou Estatística 3212-8233.
As informações declaradas durante a matrícula on-line serão confirmadas na escola com a entrega da documentação. Caso os documentos não sejam apresentados ou tenham alguma irregularidade, as vagas serão oferecidas para os estudantes da lista de espera.
O relatório dos estudantes que não conseguiram a vaga no primeiro momento está em análise pela equipe de matrícula, juntamente com a gestão da Semed, para que sejam atendidos posteriormente, considerando que ainda há vagas disponíveis nas escolas que receberam menos inscrições.