Caminhão é apreendido com carga de 12.000 kg de queijo sem nota fiscal em Caxias

O condutor de 42 anos seguia viagem de Açailândia/MA com destino ao Ceará transportando a mercadoria.

Fonte: Com informações da PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu em Caxias um caminhão M. BENZ/1718, cor branca, de placas do Maranhão, com um carregamento de 12.000 kg de queijo sem nota fiscal.

O condutor de 42 anos de idade seguia viagem de Açailândia/MA com destino ao Ceará transportando a carga, acondicionada em barras contidas em caixas de papelão com pesos variados, em média de 24,3kg por unidade.

Ao ser abordado pelos agentes, o condutor informou que não possuía documentação da mercadoria. A equipe solicitou a abertura do baú para verificar a carga. Na conferência, a equipe constatou que o produto transportado era de queijo mussarela, fabricado por uma empresa de Açailândia/MA.

Indagado sobre o transporte da mercadoria sem documentação fiscal, o motorista disse que trabalha na empresa há seis meses. Informou ainda, segundo a PRF, que sempre faz transporte de mercadorias, entre os estados do Maranhão e Piauí, com documentação fiscal, mas as viagens para o estado do Ceará costuma ser sem documentação fiscal.

O motorista, por fim, ressaltou que aquela era a segunda viagem nesses moldes, e tanto ele como a empresa sabiam que a mercadoria estava sem documentação fiscal.

Diante dos procedimentos, a PRF fez contato com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED e com a Secretaria de Fazenda Estadual – SEFAZ, unidade Timon/MA, que enviou um servidor para a UOP de Caxias para tomar as medidas cabíveis.

O caminhão, o motorista e a carga completa ficaram no pátio da UOP PRF aguardando a chegada da equipe da SEFAZ/MA.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, finalizou a PRF.

Fechar