Samu de São Luís recebe novas ambulâncias doadas pelo Governo Federal

Atualmente, o Samu de São Luís faz, em média, cerca de 4 mil atendimentos por mês

Fonte: Da redação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de São Luís recebeu, nesta quarta-feira (3), duas novas ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde. A entrega foi feita pelo prefeito da capital.

A frota própria do Samu passa para 12 unidades móveis operantes, sendo 10 básicas e duas de suporte avançado. Os novos veículos entregues são totalmente equipados e vão facilitar a locomoção de pacientes na capital, além de reforçar o atendimento em saúde, neste momento de combate à pandemia da Covid-19.

As ambulâncias são unidades de suporte básico, que, além de material de consumo, como medicamentos, conta com rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O², talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.

Atualmente, o Samu de São Luís faz, em média, cerca de 4 mil atendimentos por mês, dos quais em torno de 500 são pacientes com Covid-19. Neste caso, para garantir a segurança da equipe e evitar a transmissão do vírus durante o atendimento, os profissionais usam equipamentos de proteção individual específicos, além de terem recebido treinamento para prestar a assistência adequada.

Além das 12 ambulâncias que agora estarão em operação, o Samu de São Luís tem mais duas ambulâncias de reserva técnica, sendo colocadas em circulação quando algum dos veículos precisar passar por manutenção, garantindo que o atendimento não seja comprometido.

Fechar