Covid-19: o que nunca devemos fazer quando estamos de máscara

Descubra, a seguir, os principais comportamentos que devemos evitar quando estamos de máscara

Fonte: Jetss

Desde que a pandemia do coronavírus se instalou no mundo, as máscaras se tornaram o novo acessório de proteção pessoal obrigatório para travar a propagação da COVID-19. No entanto, alguns erros podem reduzir, e muito, a sua eficácia, alertam os profissionais de saúde. Descubra, a seguir, os principais comportamentos que devemos evitar quando estamos de máscara.

1. Pulverizar a máscara com álcool ou desinfetante

Molhar a sua máscara com estes produtos vai reduzir a capacidade de filtragem. Os vapores do álcool e do desinfetante permanecem no tecido por um período de tempo prolongado, mesmo após as lavagens, podendo irritar as vias aéreas superiores, especialmente no caso de quem sofre de doenças respiratórias crônicas, como é o caso da asma. As autoridades recomendam que se lavem na máquina com um detergente de roupa comum a uma temperatura de 60º C durante, pelo menos, 30 minutos.

2. Deixar a máscara em qualquer superfície

Colocar a máscara em qualquer lugar é outro erro. O ideal, quando a retira, com o cuidado de não tocar no seu interior, é guardá-la em um saquinho. Após a utilização, as máscaras de uso único devem ser imediatamente descartadas. Se forem reutilizáveis, devem ser lavadas. Em nenhuma circunstância, deverá encostá-la a alguma coisa ou colocá-la na carteira, sobre a mesa ou o balcão do café ou no móvel de entrada assim que entra em casa.

3. Colocar a máscara de forma incorreta

Apesar dos muitos tutoriais, ainda há quem não a saiba usar corretamente. Para ser eficaz, uma máscara deve cobrir o nariz, a boca e o queixo. Tente não tocar com as mãos ou puxá-la para baixo, colocando-a ao nível do pescoço. Teste as várias alternativas no mercado até encontrar a que lhe dá maior conforto. São muitos os modelos à disposição.

4. Usar a máscara o dia inteiro

São, sobretudo, as pessoas que são obrigadas a trabalhar com ela que cometem este erro. Independentemente de cirúrgica ou de tecido, uma máscara de proteção individual nunca deve ser usada por mais de quatro horas seguidas. Ela deve ser substituída por uma outra após esse período de tempo. Se a máscara molhar, também é preciso trocá-la, já que nesse estado perdem praticamente toda a sua eficácia.

5. Mexer constantemente na máscara

Esfregar os olhos, coçar o nariz, limpar a boca com as mãos, levar os dedos à cara, mexer na testa e/ou ajeitar o cabelo são comportamentos que repetimos diariamente sem nos apercebermos. No entanto, neste período de pandemia viral de COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 tocamos em muitas superfícies que podem estar contaminadas. Devemos, por isso, evitar mexer na máscara a todo custo, para não a infectar. Sempre que necessitar, toque apenas nos elásticos.

6. Esquecer de lavar as mãos

Lavar as mãos antes de colocar e de remover a máscara é absolutamente essencial. Tocamos permanentemente em superfícies que podem estar potencialmente contaminadas existindo, assim, o risco de se ser infectado. Lavar bem as mãos com água e sabão ou com álcool em gel várias vezes por dia é um gesto que deve fazer parte da sua rotina, mesmo que não vá colocar a máscara.

Fechar