Chuvas fortes deixam famílias em situação de risco em áreas do interior do Maranhão

Com o início do período chuvoso, o risco de alagamentos e enchentes em algumas regiões é constante.

Fonte: Redação/Assessoria

A Defesa Civil do Maranhão enviou agentes aos municípios que solicitaram apoio e realizou vistorias nas áreas de risco e edificações já mapeadas. São espaços com registros de problemas estruturais, em sua maior parte. Na cidade de Pedreiras, as equipes visitaram um grande prédio antigo, conhecido como Castelo de Leicam. Avaliação das equipes constatou que a parte da estrutura estava abalada. Após a análise, o local foi interditado.

Durante a semana, a CEPDECMA também reuniu-se com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSPMA) e gestores das prefeituras com situação de emergência decretada. O objetivo foi elaborar ações de planejamento ou prevenção a serem realizadas pela Defesa Civil Estadual, por conta do período chuvoso.

“Nos antecipamos ao período chuvoso e já promovemos o planejamento para as ações a serem tomadas diante de possíveis desastres, e assim, garantir a assistência às famílias”, explicou o coordenador da Defesa, tenente-coronel Sandro Machado Amorim.

Os municípios já estão decretando situação de emergência e recebem auxílio dos analistas da CEPDECMA. Os relatórios serão avaliados e enviados para homologação estadual, servindo como base também para o reconhecimento federal.

Além de Pedreiras e Trizidela do Vale, Jatobá e Lago da Pedra também decretaram situação de emergência.

No conjunto de medidas, a Defesa Civil Estadual promove capacitações voltadas às Regionais de Proteção e Defesa Civil, compostas por militares do Corpo de Bombeiros. Os cursos já alcançaram o município de Pedreiras, treinando os agentes de Proteção e Defesa Civil.

O governo do estado informou que, com o início do período chuvoso e o risco de alagamentos e enchentes em algumas regiões do Maranhão, ações são realizadas para atender e garantir a segurança das famílias. O trabalho é executado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão.

As equipes monitoram e visitam áreas em emergência ou atenção, a exemplo dos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras, banhados pelo Rio Mearim e que anualmente enfrentam problemas no período.

Fechar