Os benefícios de tomar água com limão para a saúde e bem-estar do corpo

A fruta pode ser uma grande aliada do organismo se usado da maneira correta.

Fonte: Com informação do site Plano de Saúde

Você sabia que tomar água com limão pela manhã, em jejum, todos os dias pode trazer incríveis benefícios para a sua saúde e, ainda, prevenir muitas doenças? Sim, a fruta pode ser uma grande aliada do organismo se usado da maneira correta.

Essa fruta tão conhecida e originária da ásia é hoje uma das mais conhecidas e consumidas no mundo. Seu suco pode ser consumido puro ou fazer parte de centenas de receitas, tanto para doces quanto para pratos salgados. Sua casca, sementes e polpa podem ser usados na fabricação de pectina, óleos e outros produtos.

Primeiro, vale ressaltar que não é recomendado tomar água com limão em jejum para pessoas que possuem irritações gastrointestinais importantes, como úlceras, gastrite erosiva, problemas no esôfago mais severos.

Mas, geralmente, o consumo de água com limão é muito comum para fortalecer o sistema imunológico e ajudar a ativar o metabolismo, ou seja, o funcionamento das células, aumentando o bem-estar. Basta adicionar meio limão a um copo de água morna ou gelada e pronto.

Está curioso para conferir todos os benefícios desta simples medida que pode mudar a sua vida?

Confira abaixo os oito motivos que irão fazer você considerar incluir a água com limão no seu café da manhã todos os dias.

Água com limão emagrece?

Mesmo que, muitos afirmem que a água com limão ajuda a emagrecer, mas a questão é um pouco mais complexa que isso. Não há comprovação de que a água com limão realmente seja um grande elemento para o emagrecimento. Ela possui diversas propriedades que beneficiam o corpo em outras áreas, mas não esta ligada diretamente a perda de peso.

O ocorre é que a água com limão contribui para o aumento da sensação de saciedade, ou seja, a pessoa fica “cheia” por mais tempo. Isso pode reduzir a quantidade de comida ingerida e, assim, contribuir para o emagrecimento.

Benefícios da água com limão

Agora sim, após esclarecermos um dos maiores mitos entorno da água com limão, confira abaixo os benefícios que essa mistura pode trazer!

Água com limão auxilia na limpeza gastrointestinal

A água gelada ou morna misturada com o limão promove uma limpeza no intestino e facilita a eliminação de resíduos, como restos de comida e outras substâncias dispensáveis ao organismo.

E o bem-estar do intestino está diretamente relacionado com a saúde do restante do organismo. Portanto, quando ele está funcionando de maneira correta, isso pode melhorar seu humor e garantir mais vitalidade e energia no dia-a-dia!

Desintoxicação do fígado e melhora na absorção de nutrientes

Um dos benefícios do limão que é pouco conhecido é a sua facilidade em expulsar toxinas do corpo, principalmente do fígado. A ação dos antioxidantes do limão ajudam o órgão a permanecer saudável por mais tempo.

Além da desintoxicação, o consumo da água com limão também traz muitos nutrientes ao fígado, melhorando ainda mais sua vitalidade.

Fortalece a saúde do cérebro

Alimentos de natureza cítrica, como é o caso do limão, trazem muitos benefícios para a saúde cerebral. Isso se deve o fato deles possuírem níveis muito altos de flavonóides (metabólicos), que são vitais para o bom funcionamento dos neurônios.

Essas substâncias também fortalecem as estruturais cerebrais a ponto de abaixar consideravelmente as probabilidades de acidentes vasculares cerebrais.

Outra propriedade presente no limão que favorece muito a saúde cerebral é o potássio. O mineral estimula a atividade das células nervosas, melhorando nosso raciocínio e processos cognitivos.

Previne pedras nos rins

O limão contém é o ácido cítrico, um elemento que é muito presente na fruta. Esse elemento tem diversas utilizades que vão além do nosso bem-estar. Quando retirado do das frutas, ele pode ser aproveitado por indústrias como a cosmética e a de produtos de limpeza.

Mas quando é consumido nos alimentos que o carregam, o ácido cítrico traz muitos benefícios ao nosso organismo. Um deles é a diminuição da acidez da urina, sendo muito útil na prevenção de infecções como pedra nos rins.

Produto anticâncer

Uma das grandes esperanças dos pesquisadores é ter o limão como aliadado na luta contra o câncer. Como a fruta possui propriedades como as alcalinas e desintoxicantes, além de vinte compostos anticâncer, existe a esperança que o consumo regular possa prevenir o corpo de desenvolver a temida doença.

Prevenir e ajudar no tratamento de gripes e resfriados

Sendo uma fruta rica em vitamina C, que traz inúmeros benefícios ao nosso corpo, o limão se torna um grande aliado a prevenção de gripes.

Os desintoxicantes aliados às vitaminas presentes no suco do limão melhoram a imunidade do organismo e diminuem muito a frequência de resfriados.

Água com limão melhora a circulação sanguínea

Outro benefício que a vitamina C traz, dessa vez aliada à hesperidina também presente no limão, é a facilitação da circulação sanguínea pelo corpo.

A própria hesperidina é utilizada pela indústria farmacêutica como composto em remédios para varizes.

O consumo regular do limão, portanto, fortalece as paredes dos vasos, principalmente dos vasos capilares, que são mais finos que ajudam a formar a parede dos tecidos.

Ele ainda faz com que as artérias tenham mais elasticidade, podendo diminuir a formação de trombo e da coagulação dos vasos.

O limão é alcalinizante

limão é rico em ácidos e cítricos, mas, no organismo ele funciona como alcalinizante, ou seja, ele auxilia na proteção do organismo e a reduzir a acidez do corpo.

Além disso, essa mesa acidez presente no limão faz com as células consigam armazenar vitaminas e nutrientes necessários para que elas realizem suas funções, como a preservação dos ossos e músculos.

Quais os tipos de limão?

Por mais que eles sejam parecidos entre si, existem sim diferentes tipos de limão, cada um com suas características únicas. Confira abaixo alguns deles:

Limão Taiti: é o mais comum no Brasil. Por estar entre os menos ácidos, ele é extremamente versátil para receitas. Possui a casca fina e poucas sementes.

Limão cravo: conhecido como o limão rosa, ele é bastante utilizado para temperar saladas e carnes

Limão galego: é um limão menor e muito suculento que também pode ser usado em diversas receitas.

Limão Siciliano: o mais antigo do mundo e possui casca amarelada, muito utilizado em limonadas e receitas.

O limão também é um alimento extremamente versátil e fácil de ser inserido na maioria das dietas, podendo ser ingredientes de saladas, salgados e doces. Até a casca do limão pode ser utilizada.

Mesmo com essas diversas vantagens que o limão oferece, é necessário combinar a alimentação saudável com exercícios físicos para garantir um organismo forte. A melhor forma de fazer isso é ter um acompanhamento constante com nutricionistas, endocrinologistas e nutrólogos. Contrarar um plano de saúde adequado pode ser levar uma grande tranquilidade e segurança para sua família.

Fechar