Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prédio do Centro Caixeiral abrigará cursos de Direito e Relações Internacionais da UEMA

O imóvel do Centro Caixeiral, de dois pavimentos, tem localização estratégica dentro da paisagem urbana do Centro Histórico de São Luís.

Prédio do Centro Caixeiral no Centro Histórico de São Luís (Foto: José Reinaldo Martins)

O prédio do Centro Caixeiral, no Centro Histórico de São Luís, vai abrigar dois cursos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA): o de Direito e o de Relações Internacionais, que estão sendo implantados e devem iniciar suas atividades a partir do próximo ano. A informação é do reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, divulgada depois que o governador Flávio Dino anunciou, nas redes sociais, o início da revitalização do imóvel.

O imóvel do Centro Caixeiral, de dois pavimentos, tem localização estratégica dentro da paisagem urbana do Centro Histórico de São Luís, pois fica de frente à Praça Benedito Leite, com laterais para as Ruas de Nazaré e Dom Francisco (Beco da Sé). No segundo pavimento estão posicionadas 28 janelas com sacadas, sendo 13 voltadas para a praça. A maior de todas as sacadas está estrategicamente voltada para a esquina da Rua de Nazaré com a Rua da Palma.

A desapropriação do prédio, de propriedade da Loja Maçônica Renascença Maranhense, foi realizada por meio de ação da Secretária de Estado de Cidade e Desenvolvimento Urbano (Secid). O projeto de revitalização do prédio do Centro Caixeiral foi elaborado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Superintendência do Patrimônio Cultural do Estado, em parceria com a equipe técnica de engenharia e arquitetura da UEMA. Os tapumes de isolamento já foram fixados e a obra terá início com a aprovação do projeto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, medida legal necessária, pois o imóvel está localizado em uma área tombada pela União.

O superintendente do Patrimônio Cultural do Estado, arquiteto e urbanista Luis Eduardo Longhi informou que a previsão é que os serviços estejam concluídos até o fim deste ano. Serão feitas adaptações, sem interferir no visual original do imóvel, com o objetivo de acomodar os cursos da UEMA. “Estamos fazendo a revitalização do imóvel para que esteja pronto para receber as atividades da UEMA”, explicou.

Todo o prédio será revitalizado. O projeto inclui biblioteca e salas de aula. O auditório será adaptado aos tempos atuais, sem perder suas características originais. Os banheiros e demais dependências terão acessibilidade e serão instalados sistemas hidráulicos e elétricos. O primeiro trabalho será o de manutenção da fachada para evitar acidentes neste período de chuvas que está iniciando. Logo depois de concluído todo o trabalho de revitalização, o imóvel será entregue à UEMA.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, ressaltou que o prédio do Centro Caixeiral tem localização estratégica e valor histórico muito significativo, pois abrigou a Escola Técnica de Comércio, o Educandário Carmelita de São Luís e, depois, foi entregue em doação para a Loja Maçônica Renascença Maranhense, pois o prédio pertencia a um maçon.

Segundo o reitor, o imóvel será, agora, uma unidade educacional em um grande empenho do governador Flávio Dino para formar jovens maranhenses e integrar a UEMA, de maneira harmoniosa, ao conjunto de instituições que funcionam no Centro Histórico de São Luís. “Estamos criando mais um espaço do Campus São Luís da UEMA com dois cursos que pertencem ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas”, informou.

Carregando