Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Com início marcado para abril, Feira do Portinho vai ser revitalizada em São Luís

Obras visam garantir segurança, higiene e comodidade para trabalhadores e consumidores.

Região onde fica a Feira do Portinho será revitalizada pelo governo do Estado (Foto: Divulgação)

Considerado um dos principais pontos de comércio de pescados de São Luís, o Entreposto Pesqueiro Mercado de Mariscos (Feira do Portinho) passará por serviços de revitalização para garantir segurança, higiene e comodidade para trabalhadores e consumidores. A informação é da Agência Executiva Metropolitana (Agem), responsável pela obra, com projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Os serviços estão com início previsto para abril.

O presidente da Agem, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, em companhia de técnicos de engenheiros e arquitetos do órgão, fez diversas visitas ao local para avaliar as atuais condições de infraestrutura e realizar uma avaliação, verificando os espaços que serão incluídos na revitalização.

Nessas visitas também foram realizadas reuniões com feirantes que trabalham no mercado. “Em todas as obras que realizamos, a participação dos usuários é imprescindível, para que possamos elaborar o projeto, seja de reforma ou construção, de acordo com as reais necessidades das pessoas”, afirmou Lívio Corrêa.

Nas vistorias e reuniões com os feirantes, foram avaliadas as possíveis alterações que o projeto teria que passar para atender às necessidades atuais de trabalho. “Os feirantes solicitaram adaptações e, também percebemos, por meio dos levantamentos, que poderíamos adequar algumas ações”, explicou o presidente da Agem.

O projeto inclui serviços de drenagem, cobertura, pavimentação, pisos e revestimentos, esquadrias, louças e acessórios, instalações hidráulicas e sanitárias, reservatórios de água, instalações elétricas e iluminação, reforma dos quiosques existentes, pintura, paisagismo e estacionamento.

“Essa revitalização vai melhorar o atendimento ao público, bem como as condições de trabalho dos feirantes, além de dar um novo aspecto ao Mercado do Peixe”, garantiu Lívio Corrêa.

Segundo o presidente da Associação dos Distribuidores de Pescados e Mariscos de São Luís (ADPMASL), Manoel Paixão, a obra é de grande importância, visto que o abastecimento de pescado da Ilha de São Luís está concentrado na área do Portinho. “Trata-se de uma obra que irá beneficiar a nós, feirantes, aos consumidores que residem próximo, e também toda a população da região metropolitana e até de outros municípios, como Santa Rita, que também fazem compra aqui”, ressaltou.

Carregando