Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Força especial reforça segurança pública com ações de combate à violência no Maranhão

O grupamento policial já está em atividade e conta com efetivo de cerca de 50 policiais, sendo militares, civis e do Corpo de Bombeiros.

Trabalho se concentra no combate a crimes de maior demanda (Foto:Divulgação)

Trabalho concentrado no combate a crimes como tráfico de drogas, assaltos a agências bancárias e homicídios. Esta é a missão da Força Estadual Integrada de Segurança do Maranhão, unidade de policiamento com autonomia, poder de ação e comando independente dos demais grupamentos do sistema.

A Força Estadual realiza todos os serviços de forma integrada e com mobilidade para qualquer município maranhense. Os comandos possuem autorização de intervenção, para agir no ato, se houver a necessidade.

A unidade é um novo grupamento do sistema de Segurança Pública, criado para reforçar as medidas de combate a crimes em todo o estado. O grupamento policial já está em atividade e conta com efetivo de cerca de 50 policiais, sendo militares, civis e do Corpo de Bombeiros. Na estrutura de trabalho, tipo van, viaturas e ônibus de 60 lugares, além de armamentos, materiais de proteção e demais equipamentos.

“Nossa expectativa para o trabalho na Força Estadual são as melhores. Queremos, com esse trabalho, alcançar a redução dos índices de criminalidade nos lugares onde atuarmos, reforçar e auxiliar nas atividades policiais nos municípios, assim como apoiar nas ocorrências de defesa civil, busca e salvamento em catástrofes ou desastres coletivos”, pontuou o capital do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Jonatan Silva Coutinho. Ele é um dos três coordenadores da Força Estadual.

A área de atuação será em todo território maranhense, prestando auxílio às ações da polícia judiciária; no apoio a investigações para identificar autoria e materialidade de infrações penais; auxílio em ocorrências de defesa civil, busca e salvamentos em catástrofes ou desastres coletivos; reforço ao policiamento ostensivo – urbano e rural; e cumprimento a mandados de prisão, busca e apreensão, entre outras atividades designadas.

Comandos

Jonatan Silva Coutinho é capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Possui formação em Salvamentos Especiais; já comandou 1 °Batalhão de Bombeiros Militar; atou em várias ocorrências dentro e fora do Estado, incluindo o resgate na barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.

A major da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Keyssiane Andreia Silva Alves de Lima, tem 20 anos de experiência profissional em segurança pública; trabalho multi-agências na Olimpiadas 2016; comandou diversas operações no Maranhão e junto à Força Nacional de Segurança Pública. Ainda, o delegado Dilson de Menezes Fernandes, com vasta experiência em investigações na Polícia Civil.

Carregando