Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Como anda a saúde mental dos estudantes em 2021?

A infância é o período no qual a criança constrói uma base emocional para todas as experiências que se sucederão na vida adulta

Foto: Reprodução

O excesso de tecnologia, a falta de afeto, a cobrança exagerada vinda da família são fatores que, querendo ou não, vão afetar a vida do estudante durante a pandemia. Neste momento tão próximo do convívio familiar, é importante que pais e responsáveis invistam em maneiras de proporcionar uma boa saúde mental para seus filhos e entes queridos.

Neste artigo, você vai encontrar uma informação clara e objetiva de como ser prestativo ajuda os estudantes, modelo de dedicatória para o TCC  ligados aos pais e sites para compartilhar com os estudantes.

Ensino infantil: como ser prestativo no home office?

São inúmeros os desafios da educação a distância e e-learning, pois os estudos precisam motivar o conjunto de pais, professores e alunos. Em diversas esferas, vem sendo discutido formatos de aulas aos sábados, gravações de videoaulas como forma de inclusão, para que o aluno não fique sem estudar e se prejudique.

Os pais ou responsáveis que estão trabalhando em home office tem uma maior facilidade de acompanhar seus filhos pois estão em casa e podem dividir tarefas. Já os pais que trabalham fora ou tem que sair todos os dias para desempenhar alguma função, esses podem sentir mais dificuldade no acompanhamento do ano letivo de seus filhos.

Por isso, se seu filho é uma criança, ela precisa ter cuidado redobrado! Ficar longe dos colegas e do professor, das brincadeiras, pode prejudicar o emocional da criança, pois elas também podem sofrer com distúrbios emocionais e nem sempre conseguem expressar o que está acontecendo ou entender esse sentimento.

A infância é o período no qual a criança constrói uma base emocional para todas as experiências que se sucederão na vida adulta, é onde surgem os primeiros sintomas de transtornos que podem se agravar. Por isso é importante ser prestativo neste momento de pandemia.

Por exemplo, vocês podem juntos, passar um tempo lendo e colorindo longe das telas, cozinhando algo diferente, folheando álbuns ou construindo um álbum de personagens. Mas também sem esquecer de prestar apoio durante os estudos, ouvindo astutamente seu filho, discutindo o tema das aulas na hora do jantar e não realizando cobranças excessivas.
Ensino superior e apresentações de TCC online

Caso seu filho esteja na universidade, distante ou próximo a você, também pode estar sofrendo com estresses diários, afinal, de acordo com uma pesquisa realizada entre maio e julho de 2020 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa durante a pandemia de coronavírus.

O estudante universitário tem além das aulas regulares, apresentação de congressos online e trabalho de conclusão do curso (TCC). Ao finalizar seu trabalho científico, ele pode optar por preencher a parte da dedicatória ou não, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e dedicar os agradecimentos para o público mais geral, incluindo o apoio da família e amigos durante seus estudos. Segue modelo:

“Dedico este trabalho aos meus pais, meus maiores incentivadores, pela educação que me deram, pela disciplina que me ensinaram e por serem um verdadeiro pilar de esperança, sabedoria e amor em minha vida.”

Extra: O importante é se mostrar presente

Alguns apps para aproximar durante a pandemia:

  • Netflix Party – permite assistir filmes em sincronia;
  • Gartic – desenhe e faça com que seu filho adivinhe o que é;
  • Perguntados – realize jogos de perguntas e respostas;
  • Uno – um jogo de cartas que dá pra jogar por apps ou plataformas de jogo online.
Carregando