Incerteza econômica cresce no Brasil no primeiro trimestre do ano

O cenário econômico no Brasil não está em uma direção estritamente desfavorável

Fonte: Da redação

Apesar de o país estar em processo de recuperação da crise, a incerteza durante o primeiro trimestre de 2021 começa a aumentar aos poucos. No entanto, as medidas que vêm sendo tomadas para minimizar o impacto da pandemia no bolso dos brasileiros começam a causar ressentimentos.

A principal preocupação para os analistas é o panorama inflacionário, produto das ajudas governamentais que incrementam a liquidez da moeda, ao mesmo tempo, a necessidade em resguardar o déficit fiscal e a dívida interna e externa, provocam um clima tenso na economia do país.

O Brasil teria encerrado o ano com queda de 4,5% devido à pandemia, obtendo, porém, números positivos no final de dezembro (recuperação de 0,64%), uma conquista, considerando os números dos países vizinhos. A Fundação Getúlio Vargas, de fato, teria revisado suas projeções de recuperação econômica, colocando-as em negativo para o primeiro trimestre do ano, à taxa de 3,5%. Será necessário estimular a economia e evitar gastos desnecessários para superar as incertezas, bem como investimentos estratégicos para as empresas e para aqueles que se dedicam à comercialização.

Para o cidadão superar a incerteza não será fácil
O cenário econômico no Brasil não está em uma direção estritamente desfavorável. Poderia ser melhor definido como um estado de expectativa, com certo temor pelas estatísticas lançadas pelos entes governamentais e pelo banco central e pelo estado inflacionário geral.

De certa forma, era de se esperar que, após os países se recuperarem do impacto inicial da pandemia (o que felizmente aconteceu), surgisse um período de certa incerteza financeira que causaria certa volatilidade nos mercados. Para quem atua em mercados como o de opções binárias, será necessário o uso de um  IQ Option Robot (no caso de utilizar essa corretora), principalmente para evitar movimentos repentinos desfavoráveis.

Mercado de ações no primeiro trimestre de 2021

Neste ano, observamos um comportamento misto nas bolsas de valores de nosso país. O índice Bovespa, de 21 de fevereiro, reporta resultados bastante desiguais entre as empresas que o compõem. À primeira vista, o índice é bastante volátil em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Petrobras, por outro lado, está diretamente em queda, apesar da recuperação que experimentou desde novembro. O mercado acionário brasileiro encontra-se estagnado, sem marcar uma tendência clara desde janeiro de 2021, pelo menos no espectro macroscópico. Se formos para a escala de 1 dia, para os interessados ​​no comércio de curto prazo, a tendência da petroleira brasileira é quase plana, mas com ligeira queda.

Atualmente, os iinvestimentos de curto prazo que aproveitam movimentos de baixa, como opções binárias ou CFDs são recomendados, mas com análise adequada ou o uso de robôs de negociação. Também compras de longo prazo, mas com vista a uma recuperação de capital bastante tardia. Também seria aconselhável investir em títulos de dívida emitidos por empresas.

Fechar