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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Ataque hacker a multinacional do setor aéreo expõe dados de passageiros no Brasil

Latam Brasil diz que clientes de seu programa de milhas foram afetados.

Aviões em pátio do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

A companhia aérea Latam informou seus clientes na noite desta sexta-feira, 12, que parte dos membros de seu programa de fidelidade, o Latam Pass, teve seus dados vazados em um ataque hacker sofrido pela multinacional Sita, que presta serviços de tecnologia da informação ao setor aéreo.

Gol e Azul também têm parcerias com a Sita, ao menos para despacho automático e para rastreamento de voos, respectivamente. A Gol afirma que os dados de seus clientes nao foram afetados pelo ataque, que teria atingido um serviço que a companhia não contrata. A Azul foi procurada,  mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

“Este ataque aos sistemas Sita afetou parte de suas informações pessoais do programa Latam Pass, como nome, sobrenome, número de membro e categoria”, disse a empresa em comunicado aos membros do programa assinado por Paulo Miranda, vice-presidente de clientes da Latam.

O ataque foi reportado pela Sita na semana passada, segundo o documento.

Dados como número de bilhetes, reservas, cartões de crédito, contas bancárias, número do passaporte, e-mail e senhas não foram afetados, de acordo com a companhia, que recomenda de qualquer maneira que as senhas sejam trocadas periodicamente pelos usuários.

“Como Grupo LATAM, não trabalhamos diretamente com os sistemas afetados (…). Não obstante, SITA lida com algumas informações de nossos clientes, membros do Latam Pass, atuando para outras companhias aéreas com as quais temos acordos comerciais de passageiros frequentes, as quais utilizam esses sistemas”, afirma o documento. O ataque, de acordo com a Latam, não atingiu seus sistemas.

A Sita, ainda segundo a Latam, já teria tomado as medidas necessárias para mitigar o acidente. A multinacional de tecnologia atua em mais de 1.000 aeroportos e diz cobrir mais de 90% dos destinos globais.

“Com as companhias aéreas com as quais temos esses acordos comerciais e que utilizam o serviço Sita, nós, da Latam, estamos trabalhando para resolver esta situação”, diz o comunicado da aérea.

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